Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Piu abre Diamond League com vitória e liderança do ranking mundial

Alison Piu dos Santos, medalhista de bronze dos 400 m com barreira em Tóquio-2020 - Patrick Smith/Getty Images
Alison Piu dos Santos, medalhista de bronze dos 400 m com barreira em Tóquio-2020 Imagem: Patrick Smith/Getty Images

13/05/2022 14h06

O brasileiro Alison dos Santos, o Piu, começou muito bem a temporada internacional do atletismo. Ele venceu hoje (13), em Doha, a prova dos 400m com barreiras na primeira etapa da Diamond League, principal circuito da modalidade. De quebra, assumiu a liderança do ranking mundial.

A prova não chegou a ser do nível impressionante da final olímpica, mas contou com a participação de diversos dos protagonistas daquela prova história em Tóquio. Piu venceu com 47s24, colocando 25 centésimos de vantagem sobre o segundo colocado, o norte-americano Rai Benjamin. Na Olimpíada, Benjamin foi prata e, o brasileiro, bronze,

Dos participantes daquela prova histórica, tida como uma das mais fortes do atletismo em todos os tempos, também correram em Doha Kyron McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas, que foi que quarto em ambas as provas, e o turco Yasmani Copello, que repetiu o sexto lugar. O astro norueguês Karsten Warholm, recordista mundial, não participou.

Esta foi somente a segunda vez que Piu correu os 400m com barreiras na temporada, que começou no fim do ano passado com uma vitória no Drake Relays, nos EUA, onde fez 48s41. Com a vitória em Doha, ele destronou o norte-americano Khalifah Rosser da liderança do ranking mundial.

Mesmo sem treinar para correr os 400m rasos, Piu ainda ocupa o quarto lugar do ranking mundial desta prova, com os 44s54 que fez em uma prova nos Estados Unidos há quase um mês. O tempo é o segundo melhor da história do atletismo brasileiro.