Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Finais da Superliga serão em Uberlândia após veto da Globo

Sabiazinho já foi palco do Pré-Olímpico de Vôlei - Divulgação/FIVB
Sabiazinho já foi palco do Pré-Olímpico de Vôlei Imagem: Divulgação/FIVB

27/04/2022 19h12

Nem o plano A, nem o plano B, nem o plano C. O Minas Tênis Clube teve que escolher sua quarta opção, o ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), para ser a sede do segundo e de um eventual terceiro jogo da série final da Superliga Masculina de Vôlei, contra o Sada/Cruzeiro, nos próximos dois domingos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo clube de Belo Horizonte.

O regulamento da Superliga prevê que os jogos finais sejam realizados em estruturas com capacidade para pelo menos 5 mil espectadores. Como o ginásio do clube, a Arena UniBh (antiga Minas Arena), comporta apenas 3,5 mil pessoas, o Minas inicialmente fechou acordo com a cidade de Maringá (PR) para os jogos acontecerem lá.

Ao vistoriar o ginásio Chico Neto, porém, a TV Globo, que vai passar os jogos no Esporte Espetacular, identificou que a iluminação da arena não é suficiente para uma boa transmissão e vetou essa opção. O ideal seria os duelos irem para o Mineirinho, mas o maior ginásio do país está fechado desde 2018 e não tem condições de receber uma partida tão cedo.

O Minas então passou a discutir a possibilidade de retirar cadeiras da arquibancada da sua arena na Rua Bahia, de forma a caberem 5 mil pessoas, e jogar a final lá. Mas, em nota divulgada hoje, o clube disse que "a capacidade do público na Arena foi um impedimento que não foi possível ser solucionado", sem dar maiores detalhes.

Restou então a opção de Uberlândia, com os jogos no Sabiazinho, palco tradicional do vôlei, onde já foi jogada a final da Superliga Feminina de 2019. A escolha, porém, gera uma situação peculiar: o time masculino do Minas vai jogar como mandante em Uberlândia, enquanto o time feminino do Minas é rival da equipe de Uberlândia, o Praia Clube, na final da Superliga das mulheres.

O Sada ganhou o primeiro jogo da final da Superliga Masculina, no fim de semana passado, em Betim (seu ginásio, em Contagem, também não tem a capacidade mínima). Agora os dois próximos mandos de quadra são do Minas, que obrigatoriamente tem que vencer no domingo para forçar o terceiro jogo.

No feminino, o Minas venceu o primeiro jogo contra o Praia por 3 a 1 em Brasília, onde será jogada toda a série, uma vez que a CBV é dona do mando de quadra na Superliga Feminina e negociou os jogos com o governo do Distrito Federal. O segundo duelo será na sexta (29) e, se necessário, a série será fechada na terça (3).