Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Matheus Jesus, do Corinthians, é suspenso por doping de anabolizante

Matheus Jesus é apresentado como reforço do Corinthians e concede primeira entrevista coletiva - MARCO GALVãO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Matheus Jesus é apresentado como reforço do Corinthians e concede primeira entrevista coletiva Imagem: MARCO GALVãO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

06/04/2022 17h50Atualizada em 06/04/2022 20h45

O volante Matheus Jesus, que pertence ao Corinthians e vinha defendendo a Ponte Preta, está suspenso por doping. Ele testou positivo para diversas substâncias derivadas do estanozolol, um esteroide anabolizante, depois de partida contra o São Bernardo pelo Campeonato Paulista, no começo de fevereiro. Ele não atua desde o fim daquele mês.

A informação foi divulgada pela Agência Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) ontem, quando a lista de atletas suspensos pela entidade foi atualizada e o nome de Matheus Jesus foi incluído. A ABCD informou que o volante foi suspenso de forma provisória, enquanto aguarda julgamento.

O estanozolol é um esteroide anabolizante sintético derivado da testosterona proibido em competições esportivas. Um dos casos mais conhecidos de uso da substância é o do velocista Ben Johnson, que perdeu o ouro conquistado nas Olimpíadas de Seul 1988 após dar positivo para o uso da droga.

Os casos de doping por anabolizante são raros no futebol. Atualmente, cinco brasileiros estão suspensos por estanozolol e seus metabólitos, e todos receberam suspensão de quatro anos, o que é um indício de que dificilmente Matheus Jesus vai escapar de uma pena dura.

O volante foi revelado pela própria Ponte Preta e jogou por Santos e Oeste antes de ser contratado pelo Corinthians em 2019. Mas ele nunca se firmou no clube da capital e foi emprestado por quatro vezes, para Red Bull Bragantino, Náutico, Juventude, e mais recentemente a Ponte, onde deveria ficar até o fim da temporada. Ele tem contrato com o Corinthians até o fim de 2023.