Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Paris-2024 vai começar com rodada dupla de futebol no estádio do PSG

"Uma região, uma cidade, todos com vocês. No caminho para o triunfo final". Este é o lema colocado no mosaico no estádio Parque dos Príncipes, do PSG, antes do duelo contra o Manchester City, válido pela ida da semifinal da Liga dos Campeões - Reprodução/Twitter
"Uma região, uma cidade, todos com vocês. No caminho para o triunfo final". Este é o lema colocado no mosaico no estádio Parque dos Príncipes, do PSG, antes do duelo contra o Manchester City, válido pela ida da semifinal da Liga dos Campeões Imagem: Reprodução/Twitter

01/04/2022 11h48

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris anunciaram hoje (1) a programação de horários do evento que vai começar daqui a dois anos e três meses. A Cerimônia de Abertura está marcada para o dia 26 de julho de 2024, conforme já havia sido anunciado, e entre as novidades reveladas agora está o fato de futebol, handebol e rúgbi terem partidas marcadas para os dois dias anteriores.

Eventos antes do chamado dia 0 são comuns nas Olimpíadas, especialmente no futebol, que tem intervalo maior de dias de descanso entre os jogos. Mas, no caso do rúgbi, essa é uma decisão do comitê organizador de um país onde o esporte é popular. A versão sevens, disputada na Olimpíada, tem jogos rápidos, com os primeiros à tarde e na noite do dia 24, no Stade de France, que recebeu a final da Copa do Mundo de 1998. O torneio de rúgbi terminará sete dias depois, sempre neste estádio.

De forma geral, o primeiro evento da Olimpíada será um jogo de handebol, às 9h locais do dia 24 de julho, uma quarta-feira, em Lille, onde será o torneio desta modalidade. Não será surpresa se o time masculino da França jogar na estreia, uma vez que os franceses venceram três das últimas quatro Olimpíadas.

No futebol, o Parque dos Príncipes, estádio do PSG, terá uma rodada dupla em 24 de julho, com o primeiro jogo às 15h locais. A modalidade também terá partidas em Nantes, Bordeaux, Lyon, Saint-Ettiene, Marselha e Nice.

Diferente dos Jogos de Tóquio, em 2024 a maior parte dos eventos serão em horário comercial no Brasil. As finais do judô, por exemplo, serão às 16h de Paris, 11h pelo horário de Brasília. O skate terá provas sempre à tarde na França, a partir das 10h30 de Brasília, enquanto que na natação as disputas por medalhas começarão às 15h30 e, as do atletismo, às 14h pelo horário brasileiro.