Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Campeã olímpica, Natália se aposenta da seleção brasileira de vôlei

Natália Zilio - Adidas/divulgação
Natália Zilio Imagem: Adidas/divulgação

24/03/2022 04h00

Capitã da seleção brasileira feminina de vôlei na conquista da medalha de prata em Tóquio, a ponteira Natália Zilio não vai mais vestir a camisa do Brasil. A jogadora, atualmente no Scandicci, da Itália, já avisou ao técnico José Roberto Guimarães que não gostaria mais de ser convocada. A informação foi publicada inicialmente pelo perfil ToFlyVolleyball, do jornalista Gustavo Santos, e confirmado pela reportagem.

Apesar de ter somente 32 anos, oito a menos do que Carol Gattaz, que jogou sua primeira Olimpíada no ano passado, Natália se sente cansada depois de mais de uma década à disposição da seleção brasileira. Talento precoce, ela virou titular do Osasco quando tinha apenas 17 anos, chegando à seleção aos 18. Antes, foi MVP de um campeonato mundial juvenil.

José Roberto Guimarães apostava tanto nela como o futuro do vôlei brasileiro que, em 2012, levou-a aos Jogos Olímpicos de Londres mesmo sem ela estar 100% recuperada de duas cirurgias para a retirada de tumores na perna esquerda. Natália ainda disputaria, depois, as Olimpíadas do Rio e de Tóquio, conquistando também uma prata e um bronze em Mundiais.

Ao se aposentar da seleção, Natália segue o caminho de Thaisa que, no ano passado, meses antes da Olimpíada, avisou que seguiria jogando apenas por clubes. Antes, outras jogadoras, como Fabi, fizeram o mesmo.

Na próxima temporada, Natália vai defender de novo o Dínamo Moscou, clube russo pelo qual jogou a temporada retrasada. A brasileira já havia acertado contrato antes de começar a guerra da Rússia com a Ucrânia e pretende cumprir o compromisso, pelo que apurou o Olhar Olímpico. Na Itália, Natália joga em uma equipe que ocupa apenas a quarta colocação do torneio nacional.