Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Duda rejeita encerrar contrato e volta à Rússia para jogar

Duda Amorim, jogadora do Rostov - Reprodução/Instagram
Duda Amorim, jogadora do Rostov Imagem: Reprodução/Instagram

16/03/2022 04h00

Duda Amorim decidiu voltar à Rússia e continuar defendendo o Rostov-Don, equipe de handebol sediada na maior cidade da região que faz fronteira com a Ucrânia. A brasileira, que tinha a opção de encerrar aquele que deverá ser o último contrato da sua vitoriosa carreira, já entrou em quadra ontem (15), em Moscou, para um confronto contra o CSKA pela liga local.

Assim como está acontecendo no futebol, também no handebol os jogadores estrangeiros em atividade na Rússia foram autorizados a, pelo menos, suspenderem seus contratos. No caso do Rostov-Don, com exceção de Duda, foram embora todos os gringos, incluindo o técnico sueco Per Johansson e a francesa Grace Zaadi, cotada para o prêmio de melhor do mundo.

Duda chegou a deixar a Rússia quando a guerra estourou. Ela aproveitou folga no calendário de clubes, em janela para duelos entre seleções, para deixar o país de carro, em uma viagem de 4 mil quilômetros até a Macedônia, onde tem sua base —ela é casada com um macedônio e jogou no país no início da carreira.

Diferentemente das demais estrangeiras, que não voltaram à Rússia, Duda optou por retornar à equipe e cumprir aquele que ela promete ser o último contrato da sua carreira. A brasileira jogou os últimos 12 anos no Gyor, da Hungria, onde se firmou como uma das melhores do mundo, e pretendia se aposentar no fim da temporada passada. Mas voltou atrás e adiou o fim da carreira em um ano para defender o Rostov-Don nesta temporada.

O clube fica na cidade de Rostov-on-Don, que tem mais de 1 milhão de habitantes e está localizada a apenas 150 quilômetros da cidade ucraniana Mariupol, um dos principais alvos de ataques russos e porto importante no mar de Azov. No handebol, o Rostov-Don terminou entre os oito primeiros colocados nas últimas quatro edições da Liga dos Campeões e tinha planos de chegar ao título nesta temporada.

Esses planos, porém, estão suspensos até segunda ordem. Atendendo a recomendação do Comitê Olímpico Internacional (COI), a federação europeia suspendeu as seleções da Rússia e de Belarus, e também os clubes dos dois países. A medida vale "até novo aviso".

Como o Rostov foi o segundo colocado do octogonal do Grupo A, conseguiu o direito de avançar direto às quartas de final, pulando uma fase. O próximo compromisso da equipe é só no fim de abril. Até lá, a suspensão pode cair.

Duda anunciou em outubro a aposentadoria da seleção brasileira, foi ao Mundial da Espanha, em dezembro, para assistir aos jogos da arquibancada, como torcedora. Depois do fim do contrato com o Rostov, a brasileira pretende se dedicar à família e ser mãe.