Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Brasília receberá revanche entre Brasil e Rússia no vôlei masculino

Jogadores da seleção brasileira masculina de vôlei, contra a Rússia - REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Jogadores da seleção brasileira masculina de vôlei, contra a Rússia Imagem: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

26/01/2022 19h14

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou nesta quarta-feira (26) a tabela da Liga das Nações tanto no masculino quanto no feminino. Entre os homens, a competição será aberta com um duelo entre Brasil e Rússia, em Brasília, no dia 7 de junho. O confronto é uma revanche da semifinal olímpica, quando a seleção brasileira deixou escapar vantagem no segundo set, perdeu dos russos e ficou fora da final.

Entre as mulheres, o Brasil será sede de um dos grupos, na segunda semana da competição, entre 14 e 19 de junho, com jogos também acontecendo em Brasília. Além da seleção de José Roberto Guimarães, vice-campeã olímpica, estarão no Distrito Federal a Sérvia (bronze em Tóquio), a Turquia (quinta na Olimpíada), a Itália (sexta) e a Holanda (quarta colocada na Rio-2016). A se confirmar presença de público, serão os primeiros jogos da seleção brasileira diante de sua torcida desde maio de 2019.

A Liga das Nações de 2022 será jogada por 16 equipes tanto no feminino quanto no masculino. Os jogos serão distribuídos em três semanas, com cada equipe fazendo 12 partidas, em três sedes diferentes. A seleção feminina começa sua trajetória nos Estados Unidos, no dia 31 de maio, na reedição da final olímpica diante das donas da casa. Depois, enfrenta Polônia, República Dominicana e Alemanha.

A equipe fecha a primeira fase na Rússia, onde enfrenta China, Coreia do Sul, Tailândia e as donas da casa. Como há mais equipes do que jogos, o Brasil não terá duelos contra Bélgica, Canadá e Japão na primeira fase. Os oito melhores times avançam para a fase final, em local ainda a ser anunciado.

No masculino, o Brasil, líder do ranking mundial, joga em casa a primeira rodada. Além da Rússia, a seleção enfrenta Eslovênia, Austrália e EUA na primeira semana, em Brasília. Também virão ao país as seleções do Irã, da Holanda e do Japão.

Na segunda semana, o Brasil joga na Bulgária, onde terá pela frente Polônia, Sérvia, Irã e os donos da casa.. Depois, fecha a competição no Japão enfrentando, na terceira semana, os japoneses, Alemanha, França e Canadá. A seleção de Renan Dal Zoto não vai jogar contra Argentina, Itália e Holanda.