Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quase metade das escolas brasileiras não têm local para prática de esporte

Quadra da Escola Municipal Jardim Nova Era, em Nova Iguaçu - Reprodução/Google
Quadra da Escola Municipal Jardim Nova Era, em Nova Iguaçu Imagem: Reprodução/Google

14/12/2021 04h00

Um levantamento feito pelo Ministério da Cidadania aponta que quase metade das escolas de educação básica do país não tem nenhum espaço para os alunos praticarem esporte. Os dados, computados a partir do Censo Escolar da Educação Básica 2020, mostram que, de 135.263 escolas do ensino fundamental I ao médio, 47% não possui nenhuma instalação para a prática desportiva.

Quando são consideradas apenas as quadras esportivas, esse número cai para apenas 45,1% das escolas. O estudo também leva em consideração a presença de terreirões (em 9,7% das escolas), de salas multiuso (7,4%), piscina (2,7%) e sala/estúdio de dança (1,8%). Segundo o Ministério da Cidadania, os terreirões equivalem a quadra de esportes.

Esses números, cruzados com os de escolas com materiais para prática desportiva (como bolas, bambolês, cones, cordas, etc), mostram um problema ainda maior. Das escolas de educação básica do Brasil, só 40,6% têm tanto local de prática quanto materiais. Em 27% das escolas brasileiras não existe nem uma coisa nem outra.

"Considera-se que a melhoria da infraestrutura das escolas é uma das maneiras de fortalecer o papel do poder público de fomentar as práticas desportivas para as crianças e os adolescentes em idade escolar", avalia o relatório, que mostra que o problema é mais grave nas escolas municipais. Somente 32% delas têm quadra. Na rede privada, este índice, de 60%, é mais baixo do que nas escolas estaduais (65%) e nas federais (80%).

O levantamento também se aprofundou em dados sobre a ausência de professores formados em Educação Física nas escolas brasileiras. De acordo com o estudo, 95% delas têm docentes que dão aula de educação física, mas só 69,9% das aulas dessa disciplina são ministradas por professores especializados.

Desde 2003, o principal programa do antigo Ministério do Esporte para incentivar a prática esportiva nas escolas é o Segundo Tempo, que atende crianças e adolescentes no contraturno escolar. Em outubro, existiam apenas 78 convênios ativos, que estabeleceram a meta de 168 núcleos esportivos e de atenderem 20.520 jovens, somente.