Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sparring nas Olimpíadas, judoca do Vasco é bronze no Mundial Júnior

Luana Carvalho é bronze no Mundial Sub 21 de judô até 70 kg - Mayorova Marina/IJF
Luana Carvalho é bronze no Mundial Sub 21 de judô até 70 kg Imagem: Mayorova Marina/IJF

08/10/2021 17h44

O Brasil conquistou nesta sexta-feira (7) sua segunda medalha no Mundial Júnior de Judô, sub-21, que está sendo disputado Olbia, na Itália. O bronze veio com Luana Carvalho, de 19 anos, que foi aos Jogos Olímpicos de Tóquio como sparring de Maria Portela e alcançou o pódio na categoria até 70 quilos.

Luana, que já havia sido campeã do Pan Sub-21 este ano, é apontada como uma das grandes esperanças do judô brasileiro. Ela é a segunda atleta brasileira a subir ao pódio em um Mundial Júnior, sub-20, na categoria até 70kg. Antes dela, Mayra Aguiar foi bronze em 2006 e prata em 2008.

Morada da barreira do Vasco, comunidade ao lado do estádio de São Januário, Luana faz parte do projeto social Umbra, que tem parceria para competir como Vasco da Gama. Na luta que valia o bronze no Mundial, ela venceu por imobilização a alemã Friederike Stolze. No caminho até o pódio, venceu outras duas lutas por ippon, uma com wazari no golden score. A única derrota veio para a croata Lara Cvjetko, nas quartas.

Luana Carvalho vence Friederike Stolze para conquistar o bronze no Mundial Sub 21 de judô até 70 kg - Mayorova Marina/IJF - Mayorova Marina/IJF
Luana Carvalho vence Friederike Stolze para conquistar o bronze no Mundial Sub 21 de judô até 70 kg
Imagem: Mayorova Marina/IJF

O Brasil já havia ido ao pódio no Mundial na quarta-feira, com Rafaela Batista, de apenas 18, que estreou na classe júnior conquistando logo uma medalha de bronze no Mundial na categoria Ligeiro (48kg). Ela é atleta do Instituto Santa Cruz de Esportes, também no Rio de Janeiro.