Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Seleção de basquete define os 14 que vão ao Pré-Olímpico

Seleção masculina de basquete vai ao Pré-Olímpico - Divulgação
Seleção masculina de basquete vai ao Pré-Olímpico Imagem: Divulgação

24/06/2021 11h32

O técnico Aleksandar Petrovic anunciou hoje (24) a lista de 14 jogadores que vão viajar a Split, na Croácia, para a disputa do Pré-Olímpico Masculino de Basquete a partir da próxima terça-feira (29). Na comparação com o grupo que já treina na Europa, foi feito um corte, do armador Caio Pacheco, que joga pelo Bahía Basket, da Argentina.

O treinador o elogiou: "Caio é um grande menino, um jogador muito talentoso. E que cresceu a cada treino conosco aqui na Polônia. Fizemos um investimento para o futuro. Tenho certeza que Caio frequentará a seleção brasileira no mínimo pelos próximos dez anos", comentou sobre o atleta de 22 anos.

Agora Petrovic fica com 14 jogadores à disposição, mas só 12 poderão de fato jogar a competição. Mas todos passarão pelos protocolos de segurança contra a Covid-19 estabelecidos pela Federação Internacional de Basquete. Assim, caso alguém seja barrado, o treinador já tem reposição.

Os cortes deverão ser de um armador e um pivô, posições em que Petrovic tem quatro jogadores à disposição. Na primeira, o grupo conta com Georginho (do São Paulo, fechado com Franca), Marcelinho Huertas (do Tenerife, capitão da equipe), Rafa Luz (atualmente na Lituânia) e Yago (do Flamengo). Em tese, Yago seria o favorito a ser cortado, mas ontem (23) ele foi decisivo na vitória em um amistoso contra a Polônia, por 85 a 79.

Para a posição de pivô, estão com a seleção Anderson Varejão (sem clube, jogou duas semanas pelo Cleveland Cavaliers após dois anos parado), Cristiano Felicio (Chicago Bulls), Lucas Mariano (São Paulo, fechado com Franca) e Rafael Hettsheimeir (Flamengo, estaria fechado com Bauru).

O grupo também conta com Vitor Benite (Burgos da Espanha), Alex Garcia (Bauru), Leo Meindl (Fuenlabrada, da Espanha), Bruno Caboclo (Limoges, da França), Lucas Dias (Franca) e Leo Demétrio (Flamengo).