Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Biles coloca cabra no uniforme e se assume como melhor ginasta da história

Simone Biles se assume a melhor da história - Divulgação/Comitê Olímpico dos EUA
Simone Biles se assume a melhor da história Imagem: Divulgação/Comitê Olímpico dos EUA

07/06/2021 11h53

Faltando um mês e meio para o início da segunda Olimpíada de sua carreira, Simone Biles deixou a modéstia de lado e assumiu que é a melhor ginasta de todos os tempos. Ela conquistou ontem (6) o sétimo título seguido do campeonato norte-americano, considerado o mais forte do mundo, e o fez usando collants com cabras bordadas.

Cabra (ou bode) em inglês é "goat", que também é a sigla para a expressão "greatest of all times", ou "melhor de todos os tempos". Assim, a cabra se tornou, nos últimos anos, o símbolo dessa discussão sobre os melhores atletas das respectivas modalidades. No futebol, os fãs de Messi defendem que o argentino é o "goat". Os de Cristiano Ronaldo, que é ele.

Na ginástica não há discussão sobre quem é a melhor ginasta da atualidade, ao menos. Em Campeonatos Mundiais Biles é recordista em número de medalhas, 19, e quatro exercícios da modalidade já têm o nome dela, porque foram criados por ela. Na Rio-2016 foram quatro ouros e um bronze em cinco conquistas possíveis.

Simone Biles borda a imagem de uma cabra (Goat em inglês) na roupa para participar de competição no Texas (EUA) - Jamie Squire/Getty Images - Jamie Squire/Getty Images
Simone Biles borda a imagem de uma cabra (Goat em inglês) na roupa para participar de competição no Texas (EUA)
Imagem: Jamie Squire/Getty Images

No fim de semana, Biles sobrou no Campeonato Norte-Americano. A competição tem duas rodadas de apresentações nos quatro aparelhos e, na de ontem, a estrela da ginástica fez 60,100 pontos. Como comparação, Rebeca Andrade foi muito bem no Pan-Americano no Rio no sábado, com nota que valeria o bronze no Mundial de 2019: 56,700. Ou seja, há mais de três pontos de distância entre uma e outra.

Biles ainda não está oficialmente nos Jogos Olímpicos de Tóquio — diferente de Rebeca, que conseguiu a vaga pelo Pan. É que os Estados Unidos têm um processo interno de convocação que passa por uma seletiva, de dois dias, no fim do mês.