Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Olimpíada terá centros internacionais de vacinação no Qatar e em Ruanda

Vacina da Pfizer e BioNTech é aplicada em Posto vacinação contra a Covid-19 (Coronavírus) no Allianz Parque, ZO de São Paulo - Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Vacina da Pfizer e BioNTech é aplicada em Posto vacinação contra a Covid-19 (Coronavírus) no Allianz Parque, ZO de São Paulo Imagem: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

02/06/2021 13h58

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou hoje (2) a criação de dois "hubs" de vacinação para membros de delegações olímpicos no Qatar, na Ásia, e em Ruanda, na África. Antes, a Panam Sports, braço do movimento olímpico para as Américas, havia anunciado a criação de postos de vacinação em Houston e em Miami, nos Estados Unidos, para vacinar atletas de países latino-americanos.

As iniciativas visam permitir a vacinação de atletas, árbitros, membros de comissão técnica e jornalistas que vão participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que começam daqui a sete semanas no Japão. O COI firmou acordo para receber vacinas doadas pela Pfeizer, mas em diversos países não houve aprovação para uso desses imunizantes.

É uma situação semelhante à das vacinas doadas pela Sinovac à Conmebol. Esses imunizantes não têm aprovação para serem aplicados no Brasil e a confederação sul-americana tem estimulado equipes brasileiras a passarem por Assunção, no Paraguai, quando viajam para jogos no exterior, e se vacinarem lá.

"O COI está em contato com alguns CON's (comitês olímpicos nacionais) cujos atletas ainda não têm acesso aos programas de vacinação e que, portanto, seriam elegíveis para viajar para o hub em Doha (Qatar) ou Kigali (Ruanda)", explicou o COI, em nota.

A maior parte das potências olímpicas já vacinou seus atletas, seja porque a vacinação está avançada no país (caso dos Estados Unidos) ou porque atletas foram incluídos entre os grupos prioritários (é assim na Austrália e na Alemanha, por exemplo). Nos últimos dias, Espanha e Japão também começaram a vacinar suas delegações aproveitando as vacinas doadas pelo COI, algo que o Brasil já havia começado a fazer.

O COI considera que cerca de 75% dos participantes dos Jogos ou já estão vacinados ou têm a vacinação assegurada. A entidade está otimista e diz ter "boas razões" para crer que, durante a Olimpíada, mais de 80% dos envolvidos estarão vacinados.