Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Estrela paraolímpica, Verônica Hipólito revela retorno de tumor no cérebro

Retrato de Verônica Hipólito para seção "Minha História" - Marcus Steinmeyer/UOL
Retrato de Verônica Hipólito para seção "Minha História" Imagem: Marcus Steinmeyer/UOL

31/05/2021 12h14

Uma das protagonistas do esporte paraolímpico brasileiro, a corredora Verônica Hipólito revelou pelas redes sociais que exames apontaram o retorno do tumor cerebral contra o qual ela já precisou lutar em outras oportunidades. Pelo Instagram, disse que isso não vai a impedir de continuar a "lutar, treinar e trabalhar duro".

"Eu sei disso há um mês e meio. Já temos um norte do procedimento, confio muito nos meus médicos, mas continuem mandando vibrações positiva. Claro que eu estou assustada e com medo. Mas como os meus pais sempre me disseram, e eu sempre digo a vocês: problemas existem, e temos que enfrentar eles", escreveu.

Ela continuou: "Eu poderia ficar no canto, chorando, desistindo de tudo; mas eu decidi lutar, continuar treinando, trabalhando duro, mesmo com todos os remédios que tomo, a falta de alguns hormônios importantes, e lutando pelo índice e Paraolimpíadas de Tokyo 2021. Lutando pela minha vida, e por nossos sonhos."

Verônica, que ganhou uma prata e um bronze na Rio-2016, compete na classe T37 do atletismo paraolímpico, depois que um AVC aos 14 anos paralisou todo o lado direito do seu corpo. Dois anos antes, aos 12, ela já havia passado por uma cirurgia para retirar tumores do cérebro, como contou em depoimento ao Minha História (leia aqui).

Ela já era campeã mundial e grande revelação do atletismo paraolímpico quando, em 2013, aos 17, descobriu que o tumor cerebral havia voltado. Em 2015, precisou retirar o intestino grosso e competiu na Rio-2016 durante tratamento contra o tumor, que exigiu nova cirurgia em 2017.

Entre altos e baixos na carreira esportiva, diretamente impactada por esses problemas de saúde, Verônica se tornou protagonista do movimento paraolímpico. Ela é fundadora do Time Naurú, equipe de atletas paraolímpicos que recentemente anunciou a incorporação de uma centena de nadadores.