PUBLICIDADE
Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Jogador da NFL se inscreve para tentar vaga olímpica nos 100m rasos

DK Metcalf, do Seattle Seahawks, durante jogo contra o Los Angeles Rams em janeiro de 2021 - Steph Chambers/Getty Images North America/AFP
DK Metcalf, do Seattle Seahawks, durante jogo contra o Los Angeles Rams em janeiro de 2021 Imagem: Steph Chambers/Getty Images North America/AFP
Demétrio Vecchioli

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Dedicado à cobertura de esportes olímpicos, escreveu para o UOL, para a revista Istoé 2016, foi colunista da Rádio Estadão e, antes do Olhar Olímpico, manteve o blog Olimpílulas. Neste espaço, olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. No Olhar Olímpico têm destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa. Se você tem críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas, escreva para demetrio.prado@gmail.com

05/05/2021 11h47

O recebedor DK Metcalf, um dos grandes nomes do elenco do Seattle Seahawks na NFL, vai tentar vaga na equipe norte-americana de atletismo que vai aos Jogos Olímpicos de Tóquio. E fará isso justamente naquela que é uma das prova mais concorridas da seletiva nacional, os 100m rasos.

Metcalf, de 23 anos, está inscrito para participar de uma competição no próximo domingo, onde vai tentar fazer o índice necessário para estar na fortíssima seletiva norte-americana, que vai acontecer no fim de junho. Para isso, existem dois caminhos: fazer a marca mínima de 10s05 — este ano só 19 atletas do mundo inteiro conseguiram isso por enquanto — ou se encaixar entre os 32 primeiros do ranking nacional dos Estados Unidos.

O atleta da NFL não costuma competir no atletismo, ao menos não desde o ensino médio. Em 2019, nos testes da liga, correu 40 jardas em 4s33, considerado um tempo bom para os padrões da NFL. Ainda assim 11 centésimos acima do recorde do Combine.

Mas ele impressionou ao fazer uma corrida para derrubar o jogador dos Cardinals Budda Baker em um jogo do ano passado e recebeu um desafio da federação de atletismo dos EUA, a USA Track and Field, pelo Twitter. Ao compartilhar o vídeo daquele lance, a entidade escreveu que havia vaga aberta em seu time de revezamentos e Metcalf estava convidado a testar sua velocidade contra corredores na seletiva. E ele topou o desafio.

Um dos principais astros da NFL na atualidade, Tyreek Hill, do Kansas City Chiefs, também já expressou seu desejo de estar em Tóquio. Mas ele tem história no atletismo. Hill foi finalista dos 100m e dos 200m no Mundial Júnior de 2014 e faturou a medalha de ouro naquela competição no 4x100m. Mas ele não compete desde então.