PUBLICIDADE
Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

São Paulo e Flamengo vão se enfrentar na semi da Champions do basquete

Duelo entre Flamengo e São Paulo - NBB
Duelo entre Flamengo e São Paulo Imagem: NBB
Demétrio Vecchioli

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Dedicado à cobertura de esportes olímpicos, escreveu para o UOL, para a revista Istoé 2016, foi colunista da Rádio Estadão e, antes do Olhar Olímpico, manteve o blog Olimpílulas. Neste espaço, olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. No Olhar Olímpico têm destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa. Se você tem críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas, escreva para demetrio.prado@gmail.com

10/04/2021 19h28

São Paulo e Flamengo estão classificados para a semifinal das Champions League Americas, principal torneio continental de basquete, e vão se enfrentar amanhã (11) por uma vaga na decisão. Tanto o Minas quanto o Franca ainda jogam hoje (10) nas outras duas partidas das quartas de final do torneio, na Nicarágua, e buscam uma semifinal 100% brasileira.

A fase final da Champions nessa temporada foi pensada para acontecer em formato de bolha, reunindo os oito classificados da primeira fase — os dois primeiros de cada grupo da primeira fase. São três rodadas de mata-mata, sempre em jogo único: quartas de final, todas hoje, semifinais, amanhã, e a decisão, na terça-feira. A transmissão é do DAZN.

O primeiro time a se classificar para a semifinal foi o São Paulo, que fez um jogo bastante equilibrado contra o forte San Lorenzo, semifinalista na temporada passada. O time paulista cresceu nos minutos finais em Manágua e venceu por 78 a 75. Cotado para disputar o Pré-Olímpico com a seleção, Lucas Mariano fez 16 pontos e pegou 6 rebotes. Georginho foi o cestinha do time, com 20 pontos, oito rebotes e seis assistências.

Na sequência, jogou o Flamengo, atual vice-campeão. A equipe carioca não tomou conhecimento do Caballos De Cocle, do Panamá, vencendo sem dificuldades por 74 a 59. Marquinhos e Lucas Martinez fizeram 14 pontos cada. Flamengo e São Paulo se enfrentam neste domingo, às 19h40 (horário de Brasília). Os dois rivais decidiram a Copa Super 8, em janeiro, com vitória rubro-negra — o título classificou o Flamengo para a Champions da próxima temporada.

Ainda hoje, o Minas Tênis Clube joga contra o Quimsa, da Argentina, que em setembro venceu o Flamengo na decisão válida pela temporada passada. Depois, fechando o dia, o Sesi/Franca encara o Real Esteli, time da casa. A segunda semifinal será às 22h10 de amanhã.