Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Campeã olímpica trans pode ser candidata a governadora da Califórnia

Caitlyn Jenner com as filhas Kendall e Kylie - Reprodução/Instagram
Caitlyn Jenner com as filhas Kendall e Kylie Imagem: Reprodução/Instagram

07/04/2021 16h51

A campeã olímpica Caitlyn Jenner, que é uma mulher trans, pode ser a opção republicana para uma eventual nova eleição para o governo da Califórnia, o estado mais populoso dos Estados Unidos. De acordo com reportagem do site Axios, que ouviu três fontes com conhecimento do caso, Jenner inclusive já está em contato com uma das principais arrecadadoras de fundos do Partido Republicano.

Jenner foi campeã olímpica do decatlo, no atletismo, nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, e fez a transição em 2015, depois de se separar da apresentadora Kris Jenner, ex-madrasta de Kim Kardashian. Uma salada familiar que fez Caitlyn Jenner ser um dos personagens do reality show Keeping Up with the Kardashians, sucesso mundial a partir de 2007.

Entre 2015 e 2016, ela foi a protagonista do reality I Am Cait, que tinha como enredo a sua transição de gênero. Com mais de 10 milhões de seguidores no Instagram, tornou-se uma celebridade nos Estados Unidos e agora cogita seguir a trajetória de outro astro de reality show: Donald Trump.

Apoiadora do agora ex-presidente dos Estados Unidos, Jenner está, de acordo com o Axios, conversando com consultores políticos para se lançar como candidata do partido Republicano a uma eventual "recall" na Califórnia. Lá, o atual governador, Gavin Newsom, está sendo muito criticado pela condução na pandemia e há forte vontade política para uma nova eleição.

Siga o Olhar Olímpico no Twitter e no Instagram e receba atualizações diárias no canal do Telegram.

Sempre de acordo com o Axios, Jenner está sendo ajudada por Caroline Wren, uma arrecadadora de fundos do Partido Republicano que conheceu Jenner inicialmente por meio de seu trabalho no American Unity Fund, uma organização sem fins lucrativos do Partido Republicano com foco em questões LGBT.

Ser uma campeã olímpica pode ser um trunfo para Jenner, uma vez que Los Angeles se prepara para receber a Olimpíada de 2028.