Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ídolo do judô paraolímpico, Antônio Tenório está na UTI com covid

O judoca Antonio Tenório ganhou o ouro em Sydney, em 2000, e a prata na Paraolímpiada do Rio de Janeiro, em 2016 - Bruna Prado/Getty Images
O judoca Antonio Tenório ganhou o ouro em Sydney, em 2000, e a prata na Paraolímpiada do Rio de Janeiro, em 2016 Imagem: Bruna Prado/Getty Images

31/03/2021 19h21

Mais um grande ídolo do esporte brasileiro está internado com covid. Quatro vezes campeão paraolímpico de judô, modalidade para deficientes visuais, Antonio Tenório, de 50 anos, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular da Grande São Paulo.

"Nosso multicampeão Antônio Tenório está travando uma luta fora dos tatames contra a covid e acreditamos em mais um ippon do nosso seis vezes medalhista paraolímpico sobre este adversário persistente e traiçoeiro. Já, já, ele estará conosco comemorando novas vitórias!", postou no Twitter a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais.

De acordo com a assessoria de imprensa da entidade, o quadro de saúde dele segue estável, mas de ontem (30) para hoje (30) diminuiu a necessidade de fluxo de oxigênio. Tenório está consciente e não precisou, por enquanto, ser intubado.

Atleta da categoria B1, para cegos totais, Tenório disputou sua primeira Paraolimpíada há 25 anos, em Atlanta, em 1996. Desde então ele foi a todas as edições dos Jogos. Foi campeão em Atlanta, em Sydney, Atenas e Pequim. Em Londres, ganhou bronze. No Rio, prata. Ele está classificado para Tóquio, aos 50 anos, e ainda sonha disputar os Jogos de Paris.

Siga o Olhar Olímpico no Twitter e no Instagram e receba atualizações diárias no canal do Telegram.