Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lockdown na Bahia faz seletiva olímpica mudar de lugar

Homens esperam largada da maratona aquática - Wander Roberto/COB
Homens esperam largada da maratona aquática Imagem: Wander Roberto/COB

01/03/2021 13h18

O esporte olímpico brasileiro começa a sentir os efeitos da nova onda de medidas de restrição de circulação provocadas pelo aumento de casos de covid no país. Nesta segunda-feira (1) a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou que a seletiva nacional de maratona aquática, marcada para acontecer na Bahia no próximo fim de semana, precisou mudar de local.

De acordo com a CBDA, a mudança acontece após "as novas medidas de restrição e prevenção à covid impostas pelo Governo Estadual da Bahia divulgadas no fim da última semana. O estado está em lockdown, com toda as atividades não essenciais suspensas, e terá toque de recolher das 20h às 5h até o próximo domingo, com exceção das regiões norte, oeste e nordeste do estado.

A entidade máxima dos esportes aquáticos no Brasil diz que tentou soluções para que a seletiva, marcada para sábado e domingo, fosse realizada em outro local da Bahia, mas não obteve sucesso. Conseguiu, porém, viabilizar que a competição seja disputada no Billings Country Club, em São Bernardo do Campo (SP), que recebeu a última etapa do Campeonato Brasileiro e Copa Brasil de Maratonas Aquáticas em 2020. Isso significa que a seletiva sai do mar e vai para uma represa.

A seletiva serve para escolher quem serão os dois brasileiros que disputarão, no masculino, a seletiva Mundial para a Olimpíada de Tóquio, em Fukouka, no Japão. O Brasil ainda pode garantir um atleta no masculino. No feminino, Ana Marcela Cunha, quinta colocada no Mundial de Gwangju, já está confirmada na Olimpíada. A seletiva em São Bernardo também vai escolher atletas para o Campeonato Sul-Americano, na Argentina, em março, e para o Mundial Júnior.

Nesta semana acontece, no Rio, a principal competição internacional olímpica no Brasil desde o início da pandemia. É a seletiva continental do remo, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Os atletas começaram a chegar no fim de semana e as regatas têm início na quinta-feira. As finais serão disputadas no sábado.