Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Colômbia proíbe seleção brasileira de basquete de entrar e jogar no país

Alex Garcia orienta defesa da seleção brasileira de basquete - Divulgação/FIBA
Alex Garcia orienta defesa da seleção brasileira de basquete Imagem: Divulgação/FIBA

16/02/2021 16h42

A seleção brasileira masculina de basquete foi impedida de entrar na Colômbia, onde jogaria a rodada final das eliminatórias para a Copa América de 2022, que agora se chama AmeriCup. De acordo com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), a federação colombiana a informou que os atletas provenientes do Brasil estão proibidos de ingressar na Colômbia.

Ainda de acordo com as informações dadas pela federação colombiana à entidade brasileira, a proibição foi do Ministério da Saúde colombiano, levando em conta a pandemia do coronavírus e a variante brasileira do vírus. O Brasil enfrentaria Panamá e Paraguai nos dias 21 e 22 de fevereiro.

Sempre segundo a CBB, a confederação soube na segunda-feira da proibição e entrou em contato com a Federação Internacional de Basquete (Fiba), que é responsável pela competição, solicitando que ela intercedesse solicitando uma exceção, o que não foi feito. "Considerando a situação da pandemia atual e a emergência de uma variante no Brasil com um comportamento clínico e epidemiológico diferente, e para salvaguardar o direito à saúde, não poderão ingressar no país", explicou a Fiba.

O Brasil já está classificado para a Americup e usaria as partidas para testar e dar rodagem para jogadores que o técnico Aleksandar Petrovic gostaria de observar. O treinador croata já estava em deslocamento para a Colômbia quando aconteceu a comunicação à CBB e conseguiu entrar em Cali normalmente. Agora ele vai voltar para casa.