PUBLICIDADE
Topo

Olhar Olímpico

NOTÍCIA

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Colômbia proíbe seleção brasileira de basquete de entrar e jogar no país

Alex Garcia orienta defesa da seleção brasileira de basquete - Divulgação/FIBA
Alex Garcia orienta defesa da seleção brasileira de basquete Imagem: Divulgação/FIBA
Demétrio Vecchioli

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Dedicado à cobertura de esportes olímpicos, escreveu para o UOL, para a revista Istoé 2016, foi colunista da Rádio Estadão e, antes do Olhar Olímpico, manteve o blog Olimpílulas. Neste espaço, olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. No Olhar Olímpico têm destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa. Se você tem críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas, escreva para demetrio.prado@gmail.com

16/02/2021 16h42

A seleção brasileira masculina de basquete foi impedida de entrar na Colômbia, onde jogaria a rodada final das eliminatórias para a Copa América de 2022, que agora se chama AmeriCup. De acordo com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), a federação colombiana a informou que os atletas provenientes do Brasil estão proibidos de ingressar na Colômbia.

Ainda de acordo com as informações dadas pela federação colombiana à entidade brasileira, a proibição foi do Ministério da Saúde colombiano, levando em conta a pandemia do coronavírus e a variante brasileira do vírus. O Brasil enfrentaria Panamá e Paraguai nos dias 21 e 22 de fevereiro.

Sempre segundo a CBB, a confederação soube na segunda-feira da proibição e entrou em contato com a Federação Internacional de Basquete (Fiba), que é responsável pela competição, solicitando que ela intercedesse solicitando uma exceção, o que não foi feito. "Considerando a situação da pandemia atual e a emergência de uma variante no Brasil com um comportamento clínico e epidemiológico diferente, e para salvaguardar o direito à saúde, não poderão ingressar no país", explicou a Fiba.

O Brasil já está classificado para a Americup e usaria as partidas para testar e dar rodagem para jogadores que o técnico Aleksandar Petrovic gostaria de observar. O treinador croata já estava em deslocamento para a Colômbia quando aconteceu a comunicação à CBB e conseguiu entrar em Cali normalmente. Agora ele vai voltar para casa.