Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Seleção de polo consegue entrar na Holanda e vai disputar Pré-Olímpico

Seleção brasileira de polo aquático chega à Holanda - Divulgação
Seleção brasileira de polo aquático chega à Holanda Imagem: Divulgação

09/02/2021 11h05

Uma semana e meia depois de ser barrada no aeroporto e impedida de viajar para a Europa, a seleção brasileira masculina de polo aquático finalmente conseguiu entrar na Holanda. O voo do time brasileiro pousou na tarde de hoje (9) pelo horário local no aeroporto de Amsterdã, de onde vai seguir para Roterdã, local do Pré-Olímpico Mundial da modalidade.

No último dia 31, o time foi barrado no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) havia comprado passagens para um voo até Berlim, onde a equipe faria um estágio de treinamento a convite dos anfitriões, com escala em Lisboa. Mas na véspera Portugal barrou a entrada de pessoas vindas diretamente do Brasil, da mesma forma que a Alemanha impôs barreiras sanitárias a Portugal.

Desde então, a CBDA e o COB passaram a procurar alternativas para conseguir fazer o time chegar à Holanda, sede do Pré-Olímpico. As entidades conseguiram uma carta do governo da Holanda autorizando a entrada dos atletas brasileiros, que embarcaram ontem depois de mais de uma semana treinando no Rio de Janeiro.

O time deverá fazer treinos conjuntos com a seleção da Holanda antes do início do torneio Pré-Olímpico, no dia 14, domingo que vem. O Brasil está no grupo com Turquia, Geórgia, Montenegro, Grécia e Canadá. Na outra chave estão Holanda, Alemanha, Croácia, Romênia, França e Rússia. Os quatro primeiros de cada chave avançam para as quartas de final e, no fim do torneio, os três primeiros colocados asseguram vaga olímpica.

Nos últimos 50 anos, o Brasil só se classificou para a Olimpíada uma vez no polo, em 1984. Em 2016, participou com convite por ser dono da casa, conseguiu uma vitória histórica contra a Sérvia, mas terminou em oitavo. Nos Mundiais, nunca esteve abaixo do 10º lugar. Por isso, o time é considerado azarão no Pré-Olímpico.