Topo

Olhar Olímpico

Técnico de Mayra Aguiar será secretário de Esporte de Porto Alegre

Kiko e Mayra Aguiar - Reprodução
Kiko e Mayra Aguiar Imagem: Reprodução

29/12/2020 11h59

Antonio Carlos Pereira, mais conhecido como Kiko, foi anunciado ontem (28) como futuro secretário de Esporte da prefeitura de Porto Alegre. Filiado ao Republicanos, assume o cargo na virada do ano, quando iniciar o mandato de Sebastião Melo (MDB), que irá recriar a Secretaria de Esporte. Kiko é fortemente ligado a João Derly (Republicanos), que foi secretário de Esporte e Lazer no governo estadual do Rio Grande do Sul até junho e só deixou o cargo para concorrer à prefeitura. Derrotado, apoiou Melo no segundo turno.

Kiko é o técnico e principal responsável pela vitoriosa equipe de judô da Sogipa, clube de Porto Alegre. Ele ganhou notoriedade com os títulos mundiais de João Derly, seu pupilo, e montou no Rio Grande do Sul um dos celeiros de judocas do país. Revelou e segue sendo o treinador de Mayra Aguiar (duas medalhas olímpicas e bicampeã mundial). Sua equipe ainda deve ter ao menos mais quatro judocas na Olimpíada de Tóquio.

"Ótima escolha do prefeito Sebastião Melo em escolher o Kiko para estar a frente da secretaria do Esporte de Porto Alegre. Experiente, com uma vida dedicada ao esporte e, em especial, ao judô, ele é o nome certo para retomar as políticas públicas dessa área na capital. Uma escolha que segue critérios essenciais para a boa gestão, de alguém que alia muito conhecimento técnico e prático, além de ser um apaixonado pelo tema e pronto para fazer a diferença", festejou Derly.

Depois de ser seu treinador durante toda a carreira, Kiko se tornou uma espécie de tutor político de Derly, que foi vereador em Porto Alegre e depois deputado federal pelo PCdoB. Ele rompeu com o partido à época do impeachment da presidente Dilma (era favorável) e migrou para a Rede, mas não conseguiu se reeleger. Logo se filiou ao Republicanos para ocupar um cargo no governo estadual de Eduardo Leite (PSDB), assumindo a então recém-criada Secretaria de Esporte. Ficou até junho, quando se desincompatibilizou para concorrer à prefeitura. Ficou em sétimo, com menos de 3% dos votos.