Topo

Olhar Olímpico

Mãe que ganhou prêmio da Fifa será secretária na nova gestão de Covas

Silvia Grecco e Nickollas, torcedores do Palmeiras, com o livro "Imponente" - Palmeiras/Twitter
Silvia Grecco e Nickollas, torcedores do Palmeiras, com o livro "Imponente" Imagem: Palmeiras/Twitter

29/12/2020 11h41

Ganhadora do prêmio da Fifa Fan Awards 2019 como melhor torcedora do mundo, Silvia Grecco foi anunciada ontem (28) como secretária da Pessoa com Deficiência no segundo mandato de Bruno Covas (PSDB) como prefeito de São Paulo. Ela exerce função semelhante na prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, desde março do ano passado. Antes, ocupou diversos postos em Mauá (SP), onde sua família é influente politicamente.

As constantes idas de Silvia e do filho Nickollas aos jogos do Palmeiras ganharam notoriedade para o mundo foi no dia 9 de setembro de 2018, quando eles acompanhavam vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, reportagem da TV Globo flagrou momentos em que Silvia narrava os lances da partida para Nickollas, que tem deficiência visual e é autista.

A partir daquele momento, a rotina desses torcedores mudou. A semana após o dérbi foi quase toda dedicada a uma série de entrevistas. Televisões, jornais, sites e revistas buscaram contato com Sílvia e Nickollas. Eles fizeram o tour disponível no Allianz Parque, e o garoto até bateu um pênalti para celebrar o momento. No dia 12 daquele mês, Nickollas foi ao programa "Encontro com Fátima Bernardes", da Rede Globo, e lá ganhou um gol narrado ao vivo por Cléber Machado.

Siga o UOL Esporte no

Silvia tem histórico na política, especialmente em Mauá. Ela é filha do ex-prefeito de Mauá Edgard Grecco, e seu irmão, que tem o mesmo nome do pai, é vereador pelo PSDB. A nova secretária do governo Covas foi por duas vezes secretária de Assistência Social em Mauá, além de ter presidido diversos órgãos, como o Conselho Municipal da Criança e Adolescente.