Topo

Olhar Olímpico

Ex-BBB Chumbo surfa onda com esperança de recorde: 'Senti a vida de volta'

BBB20: Lucas Chumbo - Reprodução/Instagram
BBB20: Lucas Chumbo Imagem: Reprodução/Instagram

03/11/2020 04h00

Serão ao menos cinco meses de expectativa para Lucas Chumbo. Menos de um ano depois de participar do BBB, o surfista encarou outro paredão, este em Nazaré, em Portugal. Na quinta (29), o especialista em ondas gigantes surfou aquela que ele já sabe que é a maior de sua carreira. Falta saber se é a maior da história do esporte.

A Praia do Norte é conhecida pelas suas ondas gigantes e é lá que costumam ser registrados recordes do tipo. Mas no fim da semana passada o furação Epsilon passou pelo Atlântico Norte e gerou ondulações altíssimas no pico. E, de todas as descidas, a que mais chamou a atenção mundialmente foi a de Chumbo, que vai ter que esperar o fim da temporada, em abril, para saber se foi digna de recorde mundial.

"A medição sai em abril provavelmente! Para mim, foi muito grande, mas tudo maior que 50 pés é muito grande para mim [risos]. Mas estou mantendo a expectativa baixa. O objetivo já foi feito e agora é manter o trabalho constante", disse ele ao Olhar Olímpico.

O atual recorde mundial é do também brasileiro Rodrigo Koxa, que em 8 de novembro de 2017 dropou uma onda de 80 pés (24,38 metros), de acordo com a medição oficial da WSL. Chumbo não sabe se chegou a tanto, mas tem certeza que ao menos o recorde pessoal foi batido. "A sensação de completar aquela onda foi de sentir a vida de volta ao meu peito. Era realmente muito grande, estava sentindo que eu não podia cair ali, e, quando cavei para frente, vi a onda correndo muito. Então vi a junção vindo na minha direção, e já mirei na última brechinha que tinha para eu sair", comentou.

O surfista já tinha planejado ir a Portugal em meados de novembro, mas teve que mudar de planos quando chegou a notícia da possibilidade de ondas gigantes no dia 29. "Quem manda é o mar, e soube do 'swell' no dia 24 e ai já comecei a me organizar. Estava no Sul, em um trabalho com um dos meus patrocinadores e de lá já voltei para o Rio, fiz o teste do corona e embarquei no dia 26 à tarde. Nada programado, mas tudo sempre acontece como tem que acontecer", disse.

Boa parte da elite do surfe de ondas gigantes foi para Nazaré na semana passada em busca de surfar o swell —a condição necessária para formação de ondas mais altas. Nomes como Kai Lenny, Justine Dupont, Nic Von Rupp, Sebastian Steudner, Pedro Scooby, Maya Gabeira, Carlos Burle e Ian Cosenza. Curiosamente, Koxa, atual recordista, ficou de fora. Um dia antes, ele se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para celebrar seu recorde, que pode ser sido quebrado.

Ontem a World Surf League abriu a janela de espera do Nazaré Challenge. A competição será disputada por dez duplas, incluindo seis brasileiros, que precisarão se revezar entre surfar e plitoar o jet ski. Dos 18 participantes confirmados, seis são brasileiros. Lucas Chumbo faz dupla com Kai Lenny, do Havaí. Koxa, com o francês Eric Rebiere. São três mulheres inscritas, incluindo as brasileiras Maya Gabeira e Michelles des Bouillons.