Topo

Olhar Olímpico

Mo Farah pode por Olimpíada em risco para disputar reality show

Mo Farah conquista a Maratona de Chicago - Jim Young/AFP
Mo Farah conquista a Maratona de Chicago Imagem: Jim Young/AFP

30/10/2020 15h10

A Federação Britânica de Atletismo (UK Athletics) teme perder sua maior esperança de medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio por uma competição bem menos nobre. De acordo com diversos tabloides britânicos, o bicampeão olímpico Mo Farah está entre os participantes da próxima edição do reality show I'm a Celebrity...Get Me Out of Here (Eu sou uma celebridade, me tire daqui).

"Parte da nossa estratégia de comunicação é atingir um novo público. É isso que temos que fazer. E programas como esse levam nossos atletas a um público completamente diferente ... mas eu nunca toleraria isso em detrimento do desempenho porque, em última análise, é isso que os atletas fazem", comentou a presidente da UK Athletics, Joanna Coates, ao The Guardian.

Os rumores começaram nesta semana e, até agora, Mo Farah não se pronunciou para negá-los. Ele, que tem o título de Sir, teria aceitado o cachê de 300 mil libas, mais de R$ 2 milhões, para participar do reality show, que pode ser comparável, no Brasil, ao No Limite, mas com a presença apenas de famosos, como o nome já diz.

O programa costuma ser gravado na Austrália, mas, por causa da pandemia, este ano será excepcionalmente produzido no País de Gales, em um castelo. O problema é que, além das duas semanas em quarentena, Mo Farah precisaria passar outras até três semanas confinado, se alimentando mal e sem equipamentos para manter a forma física.

Ele é o atual bicampeão olímpico dos 5.000m e dos 10.000m e se despediu das provas de pista em 2017, sendo campeão mundial dos 10.000m em Londres, diante de sua torcida. Depois, passou a se dedicar às maratonas, vencendo Chicago em 2018 com recorde europeu. Mas nas duas vezes que correu a Maratona de Londres, foi terceiro e quinto, passando longe da vitória.

Por isso, decidiu voltar a competir na pista, pensando em Tóquio. Em setembro, disputou a etapa de Bruxelas da Diamond League e bateu o recorde mundial da prova de uma hora, que não é olímpica, percorrendo 21.330 metros. Na Olimpíada, o objetivo é tentar o tri dos 10.000m.