Topo

Olhar Olímpico

Liga Futsal começa hoje sem tabela e sem prever nenhum teste para Covid

Bola da Liga Futsal - Divulgação
Bola da Liga Futsal Imagem: Divulgação

22/08/2020 04h00

Com cinco meses de atraso, a Liga Futsal, principal torneio da modalidade no país, começa hoje (22) com apenas duas partidas na tabela. Para que não haja cancelamentos por falta de autorização estaduais e/ou municipais, o calendário de jogos da primeira fase ainda não foi divulgado. Os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul já aprovaram o protocolo que não prevê a realização de nenhum teste para Covid-19 após o início dos treinamentos.

Esse protocolo, idealizado uma junta médica contratada pela Liga Nacional de Futsal (LNF), prevê uma rodada de testes antes do início dos treinamentos, apenas. Muitos clubes estão há mais de um mês treinando e, desde então, os atletas nunca mais foram submetidos a testes. E não deverá ser novamente até o final da competição, em dezembro. Os jogos acontecerão sem público.

Como já mostrou o Olhar Olímpico, o protocolo é minucioso quanto aos locais de jogos e treinamento, com uma série de regras sanitárias nos ginásios. Atletas com febre e sintomas de Covid devem ser afastados, mas não sem os testes não há como identificar jogadores assintomáticos.

"Todos já fizeram testes, todos têm o cuidado, mas foi o protocolo enviado para as entidades de saúde é esse e a princípio, se as entidades aprovarem, acredito que elas têm as razões de segurança", avalia Alexandre Rollin, diretor de comunicação e marketing da Liga.

A Liga Futsal deveria ter começado em março, mas foi adiada pela pandemia. Em julho foi definido dia 21 de agosto a data desejada para iniciar o torneio, e os clubes começaram ir atrás das autorizações municipais e estaduais. Os jogos só serão marcados com aval desses dois níveis de governo. Por isso, só estão confirmados por enquanto os jogos Campo Mourão x Pato (Branco), no Paraná, hoje, e Atlântico x Marreco, amanhã, em Erechim (RS).

O torneio, com 21 clubes, será realizado a toque de caixa. Toda a fase de classificação precisa terminar em outubro para a final ser jogada em dezembro. Para isso, as equipes foram divididas em três grupos, regionais. O problema é que o governo de Santa Catarina resiste em aprovar o protocolo, e o estado tem cinco times no torneio: Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Tubarão e Blumenau. No estado, a federação catarinense forçou a barra, disputou a Recopa estadual em julho, e viu o governo proibir o futsal em seguida.

As regras diferenciadas de um estado para outro, e de uma cidade para outra, devem causar desequilíbrio técnico. Até ontem (21), o Corinthians não havia voltado a treinar, por não ter autorização. O Atlântico, por outro lado, já faz treinos coletivos há um mês. A Liga Futsal será transmitida pelo SporTV, pela TV Brasil (um jogo por semana) e por um serviço próprio de pay-per-view, na plataforma da TV NSports, que custa um valor único de R$ 99,90.