Topo

Olhar Olímpico

Corredor de Uganda bate recorde mundial na volta do atletismo

Joshua Cheptegei bate recorde mundial dos 5.000m. - Divulgação/World Athletics
Joshua Cheptegei bate recorde mundial dos 5.000m. Imagem: Divulgação/World Athletics

14/08/2020 17h12

A primeira grande competição de atletismo após a longa pausa forçada pela pandemia do novo coronavírus já foi em grande estilo. Joshua Cheptegei, de Uganda, bateu hoje (14) o recorde mundial dos 5.000m diante de um público controlado em Mônaco, na tradicional etapa da Diamond League, a primeira do ano realizada de forma presencial.

Outras duas etapas já haviam sido realizadas, em Oslo (Noruega) e Zurique (Suíça), com atletas competindo de seus países. Com a Covid-19 relativamente controlada na Europa foi possível realizar uma competição de verdade, e montar uma prova fortíssima nos 5.000m, para tentativa de recorde mundial nos 5.000m.

Eram diversos candidatos ao feito, alcançado por Cheptegei, de apenas 23 anos e candidato a estrela do atletismo. Ele é o atual campeão mundial de cross country e dos 10.000m. Em fevereiro, bateu o recorde mundial dos 5 quilômetros, prova de rua, também em Mônaco.

Nesta sexta ele correu os 5.000m em 12min35s36, baixando em incríveis 22 segundos sua melhor marca na distância, mesmo terminando a prova indicando que ainda energia para gastar. O antigo recorde era do etíope Kenenisa Bekele, 12min37s35, desde 2004.

Thiago Braz foi o único brasileiro a competir. O campeão olímpico do salto com vara, passou o sarrafo a 5,50m, mas falhou nas três tentativas a 5,60m e acabou eliminado em quinto e último lugar. O filipino Ernest Obiena, que treinou diariamente com ele durante todo o período de quarentena na Itália, foi bem melhor, com 5,70m.

A prova foi vencida pelo sueco Armand Duplantis, grande nome do atletismo em 2020. O fenômeno de 20 anos passou o sarrafo a 6,00m com relativa facilidade e, ao invés de seguir para 6,07m (que seria a segunda melhor marca da história), foi direto para 6,15m, tentando o recorde mundial de Serguey Bubka. Não conseguiu, mas parece ser questão de tempo. Em fevereiro ele bateu duas vezes o recorde mundial indoor, com 6,17m e 6,18m.

O atletismo tem realizado competições regionais na Europa há algumas semanas. Thiago Braz, que tem sua base em Fórmia, na Itália, já havia competido uma vez na semana retrasada, também marcando 5,50m. Com esse resultado, ele é o 29º do ranking mundial.

Natação

Na natação ainda não existe previsão de uma competição de alto nível, mas os torneios regionais têm movimentado a modalidade na Europa. Os atletas brasileiros que estão treinando em Portugal estão em Loulé, neste mesmo país, para disputar um torneio contra portugueses e espanhóis.

O grande resultado do dia foi a vitória de Murilo Sartori nos 200m livre, com 1min48s03, contra 1min43s43 do também brasileiro Fernando Scheffer. Bronze no Mundial Júnior no ano passado nessa prova, Murilo, de 18 anos, ficou a apenas 0s64 do seu recorde pessoal. Mais do que isso: abriu o ano, menos de uma semana depois de chegar a Portugal, vencendo Scheffer e Breno Correia, rivais que estão em Portugal há quase um mês e que, em 2018, foram campeões mundiais do 4x200m em piscina curta.