Topo

Olhar Olímpico

Prefeitura nega ter dado aval para luta de Esquiva em São Paulo

Esquiva Falcão - Scott Taetsch/Getty Images
Esquiva Falcão Imagem: Scott Taetsch/Getty Images

16/07/2020 15h00

A prefeitura de São Paulo negou a informação, divulgada pela assessoria de imprensa do Boxing For You, de que autoriza uma edição do evento de boxe profissional em 29 de agosto. O torneio, em uma arena na Barra Funda, na capital, contaria com quatro lutas, com participação dos medalhistas olímpicos Esquiva Falcão, prata em Londres, e Robson Conceição, ouro no Rio.

O Boxing For You, que já realizou oito edições, pertence a Sergio Batarelli, empresário tanto de Esquiva quanto de Robson. Os dois boxeadores são contratados de uma agência norte-americana, que paga as bolsas para eles lutarem, mas os eventos estão suspensos pelo mundo. Nos Estados Unidos, onde têm ocorrido algumas lutas, eles não conseguiriam entrar sem passar 15 dias em outro país.

Ao anunciar a realização do evento no dia 29 de agosto, a Boxing For You explicou que seguiria protocolos definidos pela prefeitura de São Paulo e pelo Conselho Nacional de Boxe (CNB) que é quem, esportivamente, regula o boxe profissional do Brasil. Mas não há autorização para eventos de luta em São Paulo. Nem no estado nem no município.

O governo estadual criou o Plano São Paulo, que define o que pode e o que não pode abrir em cada região. Eventos, com ou sem público, só após 28 dias de permanência na fase verde, após aprovação de protocolo específico, o que não existe no caso do boxe.

A prefeitura confirmo a informação ao blog. "Até o momento, não houve liberação para atividades e competições como a descrita pela reportagem pelas autoridades sanitárias", informou o governo municipal, citando que segue o Plano São Paulo. Por enquanto, há autorização apenas para jogos da primeira divisão profissional do Campeonato Paulista de futebol masculino.