Topo

Olhar Olímpico

Olimpíada sub-24 poderá ter Gabriel Jesus, Gerson e geração de astros

Gabriel Jesus comemora gol da seleção brasileira na final da Copa América 2019, no Maracanã (RJ) - Pedro Vilela/Getty Images
Gabriel Jesus comemora gol da seleção brasileira na final da Copa América 2019, no Maracanã (RJ) Imagem: Pedro Vilela/Getty Images

16/07/2020 13h39

A decisão do Fifa e do Comitê Olímpico Internacional (COI) de manter os critérios de elegibilidade do futebol masculino nos Jogos de Tóquio permite que a Olimpíada do ano que vem conte com uma geração de astros nascidos em 1997. A postura favorece o Brasil, que tem safra de atletas nascidos em 1997 já ocupando espaço na seleção principal, como Gabriel Jesus (Manchester City), Lucas Paquetá (Milan), Bruno Guimarães (Lyon), Gerson (Flamengo), Richarlison (Everton) e David Neres (Ajax).

Por mais que seja comum descrever o torneio olímpico masculino como sendo "sub-23", na prática não é a idade do atleta que determina sua elegibilidade, mas sua data de nascimento. Para Tóquio-2020, a regra é ter nascido a partir de 1º de janeiro de 1997. Esse critério continua valendo para a Olimpíada do ano que vem.

Entre os brasileiros nascidos em 1997 estão também Malcom (Zenit), Caio Henrique (Grêmio), Matheus Henrique (Grêmio), Thiago Maia (Flamengo), Guilherme Arana, Pedro (Flamengo), Pepê (Grêmio), Maycon (Shakhtar Donetsk), Lyanco (Torino), Robson Bambu (Nice) e Ayrton Lucas (Spartak Moscou).

Outras seleções já classificadas também poderão contar, em Tóquio, com jogadores de suas equipes principais que são nascidos em 1997. A França, por exemplo, poderá ter o atacante Dembelé, do Barcelona. Pela Alemanha, o meia Serdar, do Schalke, é um dos elegíveis. A Argentina terá à disposição o atacante Lautaro Martínez, da Inter de Milão.

Além da seleção brasileira, a América do Sul será representada pela Argentina. Os asiáticos terão como representantes, além do Japão, como dono da casa, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Austrália, que fica na Oceania, mas compete nas eliminatórias do continente. Já os africanos serão representados pela Costa do Marfim, pelo Egito e pela África do Sul.

Na Oceania, o representante será a Nova Zelândia. Por fim, a Europa mandará quatro representantes. A Alemanha, rival do Brasil na final da Rio-2016, a Espanha, a França e a Romênia são as seleções classificadas. Só falta serem definidos os representantes da Concacaf. O Pré-Olímpico começaria em 20 de março, mas foi cancelado, uma semana antes, por causa da pandemia.