Topo

Olhar Olímpico

Crivella autoriza, mas COB vai esperar Witzel para reabrir CT no Rio

Parque Aquático Maria Lenk, casa do Time Brasil - Carol Delmazon/Ministério do Esporte
Parque Aquático Maria Lenk, casa do Time Brasil Imagem: Carol Delmazon/Ministério do Esporte

01/06/2020 20h53

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) decidiu ainda não reabrir o Cento de Treinamento Time Brasil, que fica no Parque Aquático Maria Lenk, apesar da liberação dada pelo governo municipal do Rio de Janeiro. Em nota, o COB informou que vai aguardar também as determinações do Estado.

"O COB aguarda o novo posicionamento do Governo Estadual do Rio de Janeiro sobre o assunto, que, somado à autorização da prefeitura, serão avaliados para se definir a volta do Centro de Treinamento Time Brasil", disse em nota a entidade.

Atletas olímpicos de diversas partes do Brasil, porém, já voltaram a treinar, antes mesmo de o COB apresentar protocolos que orientem o retorno às atividades. Em nota, o COB diz que a produção do "Manual Técnico do Esporte de Formação e Alto Rendimento em um Ambiente de COVID-19" está "em fase final".

"Elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, treinadores e consultores, o documento traz informações detalhadas para orientar a prática esportiva diante do atual cenário de pandemia", diz o COB, detalhando que o manual reúne informações sobre o impacto da covid-19 "na saúde dos atletas, artigos científicos e protocolos de diversos países e esportes e apresenta o protocolo de segurança para a retomada gradual das atividades no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, e que pode ser utilizado como base de consulta e referência para outras instalações do país".

Entre as equipes que já voltaram a treinar está parte da equipe brasileira de tênis, reunida em Santa Catarina por iniciativa da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), em projeto aprovado e financiado pelo COB. Em nota, o comitê diz que a CBT tem um protocolo que foi apresentado ao COB antes da realização da ação. "O protocolo também foi apresentado e discutido com cada um dos atletas. A CBT está seguindo as regulamentações da cidade de Itajaí e do governo do estado de Santa Catarina", diz o COB.