Topo

Olhar Olímpico

Final brasileira faz sucesso e surfe troca pontos corridos por mata-mata

Ítalo Ferreira após vencer o Quiksilver Pro Gold Coast na Austrália - Chris Hyde/Getty Images
Ítalo Ferreira após vencer o Quiksilver Pro Gold Coast na Austrália Imagem: Chris Hyde/Getty Images

29/04/2020 11h32

A atenção gerada pela decisão do título mundial de 2019 entre Gabriel Medina e Ítalo Ferreira, dois brasileiros, fez a World Surf League (WSL) mudar a forma de definição do campeão da temporada. Sai o campeonato por pontos corridos e entra o famoso mata-mata, com confronto direto entre os dois primeiros colocados do ranking mundial no final do ano.

A partir da temporada 2021, os campeões mundiais serão decididos em um duelo no último dia da temporada. A batalha final será travada no sistema surf-off, no qual vence quem conseguir duas vitórias numa série de três baterias, como os sets do tênis, por exemplo. "Essa evolução faz parte de uma discussão de vários anos e o formato final recebeu colaboração dos surfistas, patrocinadores e a WSL", diz a liga.

"A diferença é que você ganha na água, o que é importantíssimo! Tudo vai depender somente de você e mais ninguém. Esse tipo de intensidade, esse tipo de pressão competitiva, aumenta o nível e é mais emocionante!", disse, ao site da WSL, a bicampeã mundial Tyler Wright, da Austrália.

A mudança vem após a temporada 2019 calhar de terminar com um confronto entre Ítalo e Medina, os dois primeiros do ranking mundial. Isso porque eles chegaram à final da etapa de Pipe Masters, no Havaí, e, como a pontuação entre eles era próxima, quem ficasse com o título na etapa terminaria em primeiro no ranking.

Normalmente, porém, o título da temporada era decidido com menor visibilidade, seja com um atleta atingindo a pontuação mínima necessária para a taça ao avançar de fase durante um torneio, ou com seu seu concorrente sendo eliminado da mesma forma. A partir do ano que vem, o confronto direto vira regra, mesmo que um atleta tenha vencido muito mais durante a temporada do que seu concorrente.

Também ontem a WSL anunciou o adiamento de todos os eventos que estavam marcados para junho em todas as divisões do circuito mundial, incluindo a etapa de Saquarema, no Rio de Janeiro, válida para a elite, que seria de 18 a 27 de junho. "A WSL segue monitorando a situação da pandemia e a próxima atualização do calendário será divulgada no dia 1º de junho, para um possível reinício das competições no mês de julho", disse a entidade em nota.