Topo

Olhar Olímpico

Com Covid-19, Coaracy Nunes está internado em estado grave

Coaracy Nunes - Satiro Sodré/SSPress
Coaracy Nunes Imagem: Satiro Sodré/SSPress

26/04/2020 21h01

Ex-presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes completou 82 anos neste domingo em grave situação de saúde. Internado com Covid-19, o dirigente está há cerca de 10 dias na UTI de um hospital do Rio de Janeiro, em coma induzido.

Coaracy já estava com a saúde fragilizada há quatro anos, quando ainda era presidente da CBDA e frequentou a Olimpíada do Rio em cadeira de rodas. Mas o quadro piorou muito quando ele foi preso provisoriamente e ficou 82 dias detido, a maior parte do tempo no Presídio de Benfica, em Bangu.

Ele, que já sofria com Alzheimer, demência e diabetes, foi perdendo a consciência e a memória. Nos últimos três anos, junto da família, já não guardava recordações, dependendo de cuidadores. É provável que um desses profissionais, sem sintoma, tenha transmitido a Covid-19 para o ex-dirigente. Coaracy está sedado, em coma induzido, com diversas complicações.

"A morte eu entendo como parte do ciclo da vida, mesmo que sempre dolorida, mas no caso do meu pai cheia de grandes conquistas e momentos maravilhosos. O que ainda é muito difícil de entender foi como que aquilo tudo aconteceu com pessoas tão do bem e amantes do esporte. Na verdade convivemos com essa ameaça (de um julgamento injusto) há anos", comenta Luciana Nunes, filha do ex-dirigente.