Topo

Olhar Olímpico

Robson Caetano tem conta hackeada e "vira" Trump no Twitter

Robson Caetano - Reprodução/Twitter
Robson Caetano Imagem: Reprodução/Twitter

21/04/2020 14h36

Professor de educação física num colégio particular do Rio, Robson Caetano estava prestes a começar uma aula online, ontem à tarde, (20), quando recebeu uma mensagem do Twitter avisando que sua conta havia sido suspensa por violar as regras da rede social. Não teve tempo de entender o que havia acontecido, e quando a aula acabou, uma amiga o avisou: seu perfil havia sido hackeado. Em poucas horas, a página dele havia sido transformada numa cópia fajuta do presidente norte-americano Donald Trump.

"Eu tentei entrar e já tinha una outra pessoa na minha conta, é já mandando um monte de mensagem estranha", conta o recordista brasileiro dos 100m rasos, medalhista de bronze nos 200m em Seul-1988 e no revezamento 4x100m em Atlanta-1996.

Inicialmente o perfil dele, que é verificado pelo Twitter e tinha pouco mais de 6 mil seguidores, virou "Bial Hassani". O hacker primeiro publicou mensagens em referência à Argélia e, depois das primeiras reclamações do brasileiro, devolveu a foto e o nome de Robson Caetano. Mais para o fim da noite, o perfil passou a ser um clone de Trump, com a mesma foto, o mesmo nome e o mesmo selo de "verificado" do presidente norte-americano.

Perfil de Robson Caetano é hackeado - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

A pegadinha ganhou repercussão. Uma postagem com "Fuck China" teve mais de 40 mil compartilhamentos. Outras mensagens atacando Israel e defendendo a Palestina também geraram grande visibilidade, com as interações contadas na casa das dezenas de milhares.

"Abri uma nova conta já que a '@robsoncaetano1' eu não conseguia abrir, fiz a reclamação no Twitter e eles me mandavam mensagens para mudar senha. Enviei tanta mensagem que em determinado momento, quando a cara do Trump apareceu com as ofensas religiosas e políticas, a conta começou a ser visitada e uma conta do FBI entrou, eu mandei mensagens na página hakeada sobre ser o dono da conta", relata.

"Esta conta me pertence e esse tal esta utilizando para fazer gracinhas. Eu quero minha conta de volta e poder tocar minha vida", escreveu ele, com um novo perfil, comentando um tuíte que marcava perfis da CIA e do FBI. O Twitter agiu e derrubou o perfil hackeado, que mais do que dobrou o número de seguidores, para 13 mil.

"Preferia não ter ganho nada, até porque tenho muitos pedidos de acesso para amizade e não aceito. Meus seguidores são orgânicos, não compro, não impulsiono. Acho que serei um vovô influencer", brinca o ídolo do atletismo, que agora espera que o Twitter o devolva o perfil,