Topo

Olhar Olímpico

Sexto do NBB, Pinheiros demite time inteiro de basquete por carta

Jogadores do Pinheiros se comprimentam - Ricardo Bufolin/Pinheiros
Jogadores do Pinheiros se comprimentam Imagem: Ricardo Bufolin/Pinheiros

16/04/2020 12h31

Depois do Bauru, o Pinheiros também está fora do NBB, mesmo classificado aos playoffs. A informação chegou aos atletas de forma pouco usual: por carta. Eles foram informados ontem (15) de que deveriam ir até a sede do clube, nos Jardins, no próximo dia 29, com carteira de trabalho, para fazerem o exame demissional.

"Tendo em vista o contrato especial de trabalho desportivo pactuado entre as partes, serve a presente para informá-lo que o Esporte Clube Pinheiro (sic) não tem intenção em formaliza proposta para sua renovação quando do seu vencimento, ficando V. Sa. desde já dispensado da sua atividade laboral", diz a carta enviada pelo departamento de recursos humanos do clube.

A informação, primeiro publicada pelo Estadão, foi confirmada pelo Olhar Olímpico, que teve acesso a reprodução de uma dessas cartas, recebida pelos nove jogadores profissionais do elenco, ente eles o norte-americano Bennett e o pivô Caio Torres, que já defendeu a seleção brasileira.

Em nota, o Pinheiros confirmou as demissões e explicou que o cenário era "rígido" porque o time não tinha patrocinador. "Nós, como diretores do ECP, antes mesmo da pandemia, já estávamos com campanhas de captação de patrocinadores para o esporte de alto rendimento. Entretanto, com a pandemia instalada no país, a intenção de patrocinadores para investir nos times do ECP diminuiu", explicou o clube.

"Com isso, para reformular o time em um panorama em que a própria LNB não decidiu se o campeonato irá concluir, o que é perfeitamente normal, não se ter uma decisão formal, já que esta situação da pandemia é algo novo para todos nós, comunicamos nesta semana a rescisão do contrato dos atletas antecipadamente", continuou o Pinheiros, que irá pagar normalmente os salários de maio.

O movimento do Pinheiros é preocupante não só para o NBB, mas para o esporte como um todo. No caso do basquete, o Pinheiros estava classificado para o playoff do campeonato nacional, depois de ficar em sexto na fase de classificação. A equipe pegaria o Paulistano na primeira rodada de mata-matas, que ainda não tem data para ocorrer. Como o blog antecipou no começo do mês passado, a diretoria do Pinheiros já pretendia acabar com o basquete profissional do clube.

Ontem o Bauru comunicou oficialmente que não vai continuar no NBB, depois de terminar a fase de classificação em 12º lugar e também se classificar aos playoffs. A Liga Nacional de Basquete (LNB) discute como retomar o torneio, e agora terá que pensar uma solução com no máximo 10 times - os quatro últimos da fase de classificação já foram eliminados. Mas existe o risco real de outras equipes também dispensarem seus atletas, uma vez que o orçamento só previa pagar salários até abril ou, quando muito, maio.

Mas o movimento do Pinheiros é preocupante para o esporte como um todo. O clube já vinha fazendo cortes profundos de investimento no esporte de rendimento antes da crise do coronavírus e a grande maioria dos atletas têm contrato só até o fim de 2020. A tendência é que muitos sejam dispensados até mesmo antes disso.

Confira na íntegra a nota do Pinheiros:

Desde que a quarentena foi estabelecida no estado de São Paulo, a LNB (Liga Nacional de Basquete) tem promovido videoconferências, todas as quintas-feiras, com os clubes que disputam a atual temporada do NBB. Na 19° Rodada do NBB, o Pinheiros se manteve na sexta posição, com 42 pontos.

O clube ia muito bem e o campeonato terminaria em Maio, data que se encerraria o contrato dos atletas. Como todos os anos íamos encerrar estes contratos com os esportistas e revisitar a possibilidade de contratação de novos atletas e/ou manter alguns destes profissionais que já atuavam no time.

Este ano, o cenário estava um pouco mais rígido porque o time de basquete do Esporte Clube Pinheiros (ECP) estava sem patrocinador. Nós, como diretores do ECP, antes mesmo da pandemia, já estávamos com campanhas de captação de patrocinadores para o esporte de alto rendimento. Entretanto, com a pandemia instalada no país, a intenção de patrocinadores para investir nos times do ECP diminuiu.

Com isso, para reformular o time em um panorama em que a própria LNB não decidiu se o campeonato irá concluir, o que é perfeitamente normal, não se ter uma decisão formal, já que esta situação da pandemia é algo novo para todos nós, comunicamos nesta semana a rescisão do contrato dos atletas antecipadamente.

Isso não quer dizer que não vamos cumprir com as obrigações redigidas nos contratos: iremos pagar o salários de todos até o fim do contrato, mês de Maio. E apenas comunicamos um mês antes, aos atletas, para que possam se organizar e pleitear possíveis novos clubes.