Topo

Olhar Olímpico

Liga das Nações, Maratona de Boston, Giro: saiba tudo que foi adiado hoje

Brasil foi vice-campeão da Liga das Nações de vôlei feminino em 2019; EUA levaram o título - Visual China Group via Getty Images/Visual China Group via Getty Images
Brasil foi vice-campeão da Liga das Nações de vôlei feminino em 2019; EUA levaram o título Imagem: Visual China Group via Getty Images/Visual China Group via Getty Images

13/03/2020 12h25

Boa parte dos poucos eventos internacionais que ainda não haviam sido adiados e/ou suspensos nos últimos dias anunciou nesta sexta-feira medidas de contenção do coronavírus. A lista é tão grande que, excepcionalmente, será publicada neste único post, que está sendo atualizado ao longo do dia. Na Grécia, o tour da tocha olímpica foi suspenso. No Brasil, o NBB vai jogar sem público.

Acompanhe abaixo a relação de eventos:

Vôlei

Como antecipado pelo UOL Esporte, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) não teve outro caminho a seguir senão adiar a Liga das Nações, competição entre seleções que depende de equipes viajando todas as semanas. O torneio foi adiado para "depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio". "A saúde e bem-estar dos atletas, dos oficiais e dos fãs é a maior prioridade da FIVB", explicou a entidade, em nota.

No vôlei de praia, devido à "natureza do calendário", cada etapa está sendo avaliada individualmente. Etapas na Austrália e na México, nas duas próximas semanas, estão por enquanto confirmadas. A das Filipinas, no fim do mês, está cancelada.

Maratona de Boston

Uma das provas de rua mais importantes do mundo, a Maratona de Boston anunciou hoje que sua 124ª edição foi postergada para 14 de setembro. Ela estava marcada para acontecer em 20 de abril. Na Europa, Roma, Madri, Milão, Roterdã, Viena e Hamburgo já cancelaram ou adiaram suas provas, marcadas todas para abril (no hemisfério norte, essa é a melhor época do ano para obtenção de boas marcas). China e Coreia do Sul já haviam feito o mesmo. Pelos próximos 40 dias, a única maratona que não foi cancelada ainda é a de São Paulo.

Pré-Olímpico de Handebol

Dos poucos Pré-Olímpicos que ainda não haviam sido adiados, os de handebol finalmente foram postergados. Os femininos seriam de 20 a 22 de março na Espanha, na Hungria e em Montenegro, enquanto os masculinos ocorreriam entre 17 e 19 de abril na Noruega, na França e na Alemanha - o Brasil jogaria na Noruega, já estando classificado para a Olimpíada no feminino. Ainda não há data prevista para a realização das competições.

Giro D'Itália

Pela primeira vez desde 1946, ano seguinte à Segunda Guerra Mundial, o Giro D'Itália não vai começar em maio. Os organizadores da volta ciclística, que é uma das três maiores do mundo (junto com Espanha e França). A decisão está relacionada ao fato de a Hungria, onde ocorreria a largada promocional deste ano, ter declarado estado de emergência. Ainda não há data para a realização do Giro.

Tênis de Mesa

A Federação Internacional de Tênis de Mesa, que já havia cancelado o Mundial por Equipes que correria na Coreia do Sul e uma etapa de Circuito Mundial no Japão, anunciou hoje a suspensão de todas as atividades da modalidade até o final de abril. A medida começa a valer em 26 de março, segunda-feira, e engloba principalmente as etapas da China e de Hong Kong. No total, 26 eventos foram adiados.

Outras modalidades com circuitos mundiais relevantes já haviam anunciado adiamento de todas as etapas programadas para as próximas semanas, como esgrima (cinco torneios adiados, consequentemente também os Pré-Olímpicos Continentais) e vela (Princesa Sofia cancelado e Mundial de 470 adiado) .