Topo

Olhar Olímpico

CBV proíbe público na Superliga e cancela votação que revoltou atletas

Jogadoras do Minas comemoram ponto na final da Superliga contra o Praia Clube - Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBV
Jogadoras do Minas comemoram ponto na final da Superliga contra o Praia Clube Imagem: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBV

13/03/2020 20h14

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) reviu duas decisões recentes que causaram polêmica. Nesta sexta-feira (13), a entidade máxima do vôlei decidiu que todos os jogos da Superliga a partir de hoje terão portões fechados, em razão do surto do novo coronavírus, e cancelou o resultado da votação que manteve o polêmico ranking de jogadoras para a próxima temporada. Neste segundo caso, valeu a pressão das atletas.

Na quinta (12), como faz ao fim de toda temporada regular, a CBV reuniu os clubes que se mantiveram na primeira divisão da Superliga Feminina para discutir o regulamento da próxima temporada. São Paulo/Barueri e Curitiba não enviaram representantes à reunião no Rio, mas registraram seus votos por e-mail. Depois de aceitar tais votos, a CBV os rejeitou na reunião, a pedido do Sesc-RJ. Sem esses votos, a manutenção do ranking venceu por 5 a 4.

Responsável pelo São Paulo/Barueri, o técnico José Roberto Guimarães fez diversas cíticas públicas à CBV, assim como jogadoras de renome como Thaisa, Jaqueline, Fabiana e Sheilla, que pediram para a votação ser refeita. Pressionada, a confederação cedeu. "A CBV seguiu a conduta adotada comumente, porém, como nos últimos anos houve consulta por e-mail, e desta vez dois clubes fizeram encaminhamento e não foram informados que estes votos não seriam aceitos, a entidade entende por bem realizar uma nova reunião para determinação final quanto ao ranking na Superliga 2020/2021", informou a CBV aos clubes hoje.

Outra decisão importante anunciada pela confederação nesta sexta foi que os jogos da "Superliga, na primeira e na segunda divisão, serão realizados com portões fechados até segunda ordem. A postura só foi tomada depois que o Curitiba Vôlei decidiu por conta própria que seu jogo não teria público.

"Caso essa determinação seja revogada, toda e qualquer decisão da entidade observará o princípio de igualdade de condições entre as equipes", diz a nota da CBV, num indicativo de que a fase de quartas de final da Superliga Feminina, que começa hoje, será inteira sem público. Mais cedo, a FIVB anunciou o adiamento da Liga das Nações para depois da Olimpíada.