Topo

Olhar Olímpico

Federação de Basquete cancela Pré-Olímpico a 14 dias da estreia

Seleção Brasileira define quarteto que irá disputar o Pré-Olímpico de Basquete 3x3 - Divulgação/ABWG
Seleção Brasileira define quarteto que irá disputar o Pré-Olímpico de Basquete 3x3 Imagem: Divulgação/ABWG

04/03/2020 10h44

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou nesta quarta-feira (4) o adiamento do Pré-Olímpico de Basquete 3x3, que estava previsto para começar daqui a apenas 14 dias em Bengaluru, na Índia. Ainda não há uma nova data, nem um novo local, para a realização da competição, que contaria com a participação do time brasileiro em busca de uma improvável vaga em Tóquio.

A medida foi tomada paralelamente ao anúncio de 22 novos casos do coronavírus na Índia, o que faz com que o número de infectados neste país asiático chegue a 28. Dos 22 novos casos, 15 são de turistas italianos que fazem uma excursão pela Índia, de acordo com o Ministério da Saúde - o motorista, indiano, também foi infectado. Os demais são de uma única família, de um homem que esteve na Europa.

Nenhum desses casos aconteceu em Bengaluru, sede do Pré-Olímpico, o que reforça que a nova onda de cancelamento de eventos internacionais está mais relacionada ao risco de se reunir atletas de diversas nacionalidades, que viajaram por todo o mundo, do que pela localização geográfica do torneio. Ontem (4) a federação de judô já havia cancelado competições no Marrocos (onde o governo proibiu qualquer evento esportivo internacional depois do primeiro caso de coronavírus) e na Croácia.

Já a Fiba, além do Pré-Olímpico de Basquete 3x3, também adiou o campeonato asiático de 3x3, que estava marcado para a China em maio (foi para setembro) e o torneio asiático sub-17 de 3x3, que seria em junho na Malásia e agora será em outubro. Esses adiamentos não impactam no calendário olímpico. Os campeonatos sub-16 de basquete tradicional que aconteceriam em abril, no Líbano (masculino) e na Austrália (feminino) foram cancelados.

O cancelamento do Pré-Olímpico de 3x3 é preocupante porque ele precisa acontecer antes da repescagem mundial, marcada para o final de abril na Hungria. Assim, a Fiba tem um mês e meio para encontrar outro local e organizar a competição sem prejudicar equipes que têm o direito de disputar o torneio. A Coreia do Sul, por exemplo, está classificada, mas viajantes vindos de lá têm sido colocado em quarentena em diversos países.

O Brasil participaria do Pré-Olímpico com chances remotíssimas de classificação. Desde que a Fiba começou a organizar Campeonatos Mundiais da modalidade, o país fez 18 jogos e só venceu um. No Mundial do ano passado, perdeu seus cinco jogos. A equipe jogaria no grupo A, contra Mongólia, Polônia, Turquia e República Tcheca na primeira fase.