Topo

Na Grade do MMA

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

UFC: Na era de 'money fights', Do Bronx x Dariush reafirma mérito esportivo

Charles do Bronx é o número um do ranking dos leves - GettyImages
Charles do Bronx é o número um do ranking dos leves Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

27/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A luta entre Charles do Bronx e Beneil Dariush está encaminhada. Depois do atleta americano revelar em entrevista ao canal The Schmo que o UFC negociava a disputa para maio, a reportagem da Ag Fight confirmou que o plano da organização do show é contar com o confronto no dia 6 de maio, no UFC 288. Com isso dito, é importante ressaltar que o mérito esportivo venceu.

Em tempos onde super lutas e "money fights" são prioridade e constantemente mencionadas por atletas, o confronto ganha destaque por, além de colocar frente a frente dois lutadores de alto calibre, respeita tanto o ranking quanto a lógica do mérito esportivo da categoria dos pesos leves (70 kg). E isso é raridade.

Verdade seja dita, o ranking, por si só, perdeu valor faz tempo. Já faz parte do cotidiano do maior evento de lutas do mundo que duelos sejam confirmados sem que a posição dos envolvidos seja levada em consideração. E isso se deve a uma série de motivos, seja pela necessidade da composição de um card específico, lesões e cancelamento de lutas, conflito de interesses e, até mesmo, a recusa por parte de um dos envolvidos.

Afinal, como mencionado anteriormente, as "money fights" só são, de fato, lutas do dinheiro caso possuam a capacidade de atrair o interesse do público e de vender pay-per-view. Como poucos combates podem fazer isso, assim como não são muitas disputas que garantem ao vencedor uma posição de destaque na divisão, a dificuldade de negociar lutas no topo da tabela aumentou.

Por isso, Do Bronx x Dariush carrega um simbolismo para a categoria. Antes de se tornar campeão, o brasileiro acumulou oito vitórias seguidas no UFC, período em que muitos rivais evitaram enfrentá-lo. Seu próximo adversário, que atualmente soma oito triunfos em linha, passa por problema semelhante. Soma-se ainda o fato de que eles ocupam, respectivamente, as posições de número um e quatro do ranking.

O mérito esportivo, por vezes ignorado, faz as pazes com a categoria mais povoada do maior evento de lutas do mundo, justamente por dois competidores que fogem do estilo mais midiático e vendável. Ambos evitam conflitos e não provocam seus rivais. Charles, maior nome do MMA do Brasil na atualidade, não fala inglês e nunca se preocupou em roubar a cena em coletivas. Mais low profile ainda, Dariush conta com "meros" 166 mil seguidores no Instagram, apesar de competir no UFC há nove anos.

O que eles possuem em comum? Uma caminhada longa na organização e baseada unicamente nos seus feitos no octógono. Aos 33 anos, Charles venceu 21 lutas no UFC desde sua estreia, em 2010, enquanto Beneil soma 16 triunfos no evento. E por mais que esse casamento de estilos não bata recordes de audiências ou tampouco garanta o title shot ao vencedor, é um alento saber que dois dos mais talentosos lutadores dessa geração irão se enfrentar. Quem ganha são os fãs!