Topo

Na Grade do MMA

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

UFC: Aldo tem maior desafio possível em busca de nova chance de ser campeão

José Aldo, lutador - GettyImages
José Aldo, lutador Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

18/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

São poucos lutadores capazes de se reinventar e ainda assim manter o alto nível de competição no UFC. E o maior exemplo da complexidade desse processo é José Aldo, apontado por muitos como o maior peso-pena (66 kg) da história, que se aproxima de sua segunda chance de disputar o título dos galos (61 kg). Para tal, o atleta tem um duro desafio neste sábado: superar o georgiano Merab Dvalishvili.

Quando competia entre os penas, Aldo fez história e acumulou dez anos de invencibilidade, período no qual conquistou e defendeu os títulos do UFC e do WEC. E, entre suas marcas registradas no octógono, o atleta abusou de sua explosão muscular, estilo nocauteador e defesa de queda ímpar, ao mesmo tempo em que dava sinais de excessivo desgaste com o corte de peso. Já como peso-galo, alguns detalhes mudaram.

A começar pela dieta mais adequada que o permite bater os 61 kg sem o visível sofrimento de antes, o que também pode ter refletido no maior cadenciamento de seus combates. Nesta nova divisão, Aldo venceu suas três últimas apresentações por pontos e se mostrou um lutador ainda mais cerebral, por vezes utilizando menos os seus famosos chutes nas pernas. Agora, o pupilo de Dedé Pederneiras priorizou mais os treinos de boxe e as combinações de socos abriram caminho para que ele pudesse estar confortável tanto caminhando para frente ou para trás.

Como maior semelhança, destaco as precisas defesas de quedas. Este fator sempre foi fundamental para o estilo do brasileiro, que via de regra escolhe não apenas o território em que a disputa será realizada (a luta em pé), como também a sua dinâmica. Afinal, a troca da trocação para a luta agarrada é o que mais cansa um atleta, e seguidas falhas nas tentativas de colocar Aldo para baixo sempre atuaram positivamente na batalha mental em seus combates. E não é por acaso que destaquei este ponto.

O duro Merab carrega credenciais que o colocam como o desafio mais complexo para o ex-campeão. Excelente wrestler, o georgiano é dono do maior número de quedas da história da divisão, com 63, e aos 31 anos caminha a passos largos para ser o líder histórico de todo o evento no quesito. Além disso, ele também sobra em paciência e preparo físico - seis de suas sete vitórias seguidas foram por pontos.

Fruto dos árduos treinos de artes marciais na Geórgia, onde se tornou mestre no wrestling, judô e sambo, Merab aliou o estilo de treinamento do leste europeu com a evolução do MMA nos EUA, onde mora atualmente. No país, ele se tornou pupilo de Ray Longo e Matt Serra, treinadores de outros grandes nomes do esporte, como Aljamain Sterling, campeão da mesma categoria.

Assim, o confronto de estilos, por si só, tem tudo para credenciar o vencedor ao próximo title shot no UFC. E caso Aldo passe por este complicado obstáculo, nada mais justo do que, perto de completar 36 anos, ele volte a disputar o título para tentar fazer história e se tornar o oitavo atleta a se tornar campeão em duas categorias na história da organização.