Topo

Na Grade do MMA

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Funkeiros paulistas homenageiam Charles do Bronx em música

Charles do Bronx abre o jogo sobre luta contra Conor McGregor - GettyImages
Charles do Bronx abre o jogo sobre luta contra Conor McGregor Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

12/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A maioria dos fãs brasileiros de MMA conhece a história de vida de Charles 'Do Bronx'. Garoto de origem humilde, que superou adversidades e conquistou o topo do mundo dos esportes de combate depois de anos de batalhas e percalços. A trama, que poderia muito bem virar roteiro de filme, se tornou inspiração para uma música, composta por uma verdadeira seleção de funkeiros amigos do atleta.

A ideia nasceu pouco antes da última luta de Charles no UFC. Prestes a encarar Justin Gaethje, o lutador se reuniu com amigos MCs e resumiu os principais fatos de sua juventude, adolescência e carreira. Ao todo foram pouco mais de 20 minutos de conversa em um estúdio em São Paulo, que serviram de inspiração para que cada um deles pudesse escrever sua própria interpretação da história do recordista em finalizações no octógono - enquanto conversavam, a batida escolhida para o projeto tocava ao fundo para ajudar na composição da letra..

Em passagem por Las Vegas após o triunfo, em maio, o próprio Charles conversou com este colunista e detalhou o encontro. Na ocasião, logo após descrever a reunião, o atleta colocou para tocar a versão, ainda inacabada, da música. A homenagem é longa, conta com cerca de oito minutos e intercala vozes de quase dez músicos - cada um deles aborda momentos diferentes da história do atleta.

Animado em revelar que a música "conta a minha história completa", Do Bronx ressaltou que a versão final ainda contará com a participação de MC Hariel, que fez questão de entrar para o projeto. Em certos momentos, enquanto cantava alguns trechos, o lutador se empolgava e caminhava pelo quarto do hotel. Por vezes, pareceu se emocionar com relatos que relembram o esforço feito por seus pais para sustentar a pobre família do litoral paulistano.

Perguntado se sua primeira reação ao ouvir a música tinha sido o choro, Charles, com uma leve batida no próprio peito, acusou: "Vish, demais, irmão". De lá para cá, trechos que mencionam a vitória sobre Gaethje, assim como a frase que se tornou o seu slogan 'O campeão tem nome', já fazem parte da composição.

O próximo passo, de acordo com o peso-leve (70 kg), é gravar a fase final do clipe na cidade do Guarujá, onde vive. A primeira parte já foi filmada em São Paulo e representou a primeira atuação de Charles como ator, mesmo que interpretando sua própria vida. Respeitando o pedido do lutador, a coluna não publicará detalhes sobre a letra, que deve se tornar pública nas próximas semanas com o lançamento oficial do clipe.