Topo

Na Grade do MMA

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Deiveson Figueiredo prova que campeão também precisa sair da zona de conforto

Deiveson Figueiredo é o campeão peso-mosca do UFC - GettyImages
Deiveson Figueiredo é o campeão peso-mosca do UFC Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

09/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na derrota se aprende muito mais do que na vitória! Esta frase é dita constantemente no mundo das artes marciais mistas e faz todo sentido. Afinal, um revés pode expor falhas na preparação do atleta para um combate que ficariam em segundo plano em caso de triunfo. No entanto, no competitivo mundo do UFC, até mesmo os campeões precisam se renovar, como deixa claro Deiveson Figueiredo, dono do cinturão dos pesos-moscas (57 kg).

Nos últimos dias, o veterano revelou, em entrevistas para a Ag Fight e ao Canal Encarada, que tem novidades importantes para sua carreira em um futuro próximo. Dentre elas, fazer parte de seu camp em São Paulo com Charles do Bronx, ex-campeão dos pesos-leves (70 kg) que perdeu o título por falhar na balança em sua última apresentação, e trocar de empresário, rompendo sua ligação de anos com Wallid Ismail.

A decisão surpreende justamente pelo momento que o atleta atravessa. Em janeiro deste ano, Deiveson venceu Brandon Moreno e recuperou o cinturão dos moscas, em duelo que marcou seu primeiro camp feito com o ex-campeão Henry Cejudo nos EUA. Mas se tudo deu tão certo e o objetivo máximo foi alcançado, então, porque a mudança? O próprio Deiveson parece ter refletido sobre essa razão nas entrevistas citadas.

Apesar de garantir que seguirá acompnhado por Cejudo, o atleta apontou para sua boa relação com Charles como um ponto positivo para sua carreira - e como possui o mesmo assessor de imprensa do recordista de finalizações do UFC, a aproximação para treinos na cidade de São Paulo foi natural. Na Chute Boxe São Paulo, Figueiredo contará, caso de fato treine por lá, com uma equipe recheada por 40 atletas profissionais, incluindo Allan Puro Osso, que compete na sua categoria de peso no evento.

Já sobre a troca de empresário, a postura do campeão parece motivada pela insatisfação com seu poder de barganha junto aos promotores do show. Nos últimos meses, o nome de Deiveson esteve envolvido com negociações para duelos tanto com Kai Kara-France como com Brandon Moreno. No entanto, ele e sua equipe teriam pedido uma bolsa milionária para enfrentar o mexicano pela quarta vez seguida, o que somado ao anúncio de uma lesão em um dos dedos de sua mão teria resultado na mudança de planos do UFC - Moreno e Kara-France foram escalados para medirem forças em uma luta válida pelo título interino do evento, e o brasileiro soube da notícia apenas pela imprensa.

O balde de água fria pode ser considerado um revés nos bastidores do evento. E como toda derrota ensina mais do que uma vitória, nada mais justo então que ele busque por novas opções. E sair da zona de conforto e fazer mudanças tão importantes ainda em posse do cinturão é um privilégio e tanto.