Topo

Na Grade do MMA

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Jake Paul testa seu poder de promoção com duelo de boxe feminino em Nova York

Youtuber Jake Paul celebra vitória contra Ben Askren, em 2017 - Al Bello/Getty Images for Triller
Youtuber Jake Paul celebra vitória contra Ben Askren, em 2017 Imagem: Al Bello/Getty Images for Triller

Colunista do UOL

30/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Existe uma diferença clara de promoção, alcance e engajamento entre modalidades femininas e masculinas nos esportes de combate (não apenas no mundo das lutas, eu sei, mas vou manter o foco da coluna neste texto). São diversas as razões que acabam por valorizar muito menos as atletas, o que faz com que um duelo em específico seja ainda mais importante neste sábado.

As boxeadoras Katie Taylor e Amanda Serrano travam combate que já é apontado como o mais importante da história do boxe feminino. Mas além do calibre das multicampeãs mundiais, que será colocado à prova no ringue, o investimento feito por Jake Paul para que a disputa acontecesse com tamanho poder merece destaque.

Aos 25 anos e milionário, Jake é um dos youtubers mais famosos nos EUA e liderou, ao lado de seu irmão Logan (também personalidade da internet), o movimento de promover duelos de boxe de interesse do grande público. Seja envolvendo celebridades, ex-atletas ou impensáveis confrontos entre competidores de diferentes esportes. O sucesso foi tanto que, no Brasil, até mesmo Whindersson Nunes surfou na onda e trocou golpes com o ex-campeão mundial Popó.

Mas o duelo de hoje é diferente. Jake promove um evento que não conta com ele próprio como estrela principal da noite. Ainda por cima, a ousada aposta pretende contar com casa cheia no Madison Square Garden, tradicional ginásio na cidade de Nova York (EUA), com uma luta feminina entre duas atletas que não são americanas. Arriscado? Demais. Mas a recompensa pode ser enorme.

Caso passe com sucesso por esse teste de fogo, Jake Paul comprovará que seu poder de engajamento como celebridade da internet é forte até mesmo quando ele não é o dono dos holofotes, além de confirmar seu status como promotor de lutas. Afinal, alguns movimentos feitos pelo jovem americano foram bem calculados.

A começar pela luta em si. Jake foi inteligente ao assinar com a talentosa Amanda Serrano, porto-riquenha campeã em diversas categorias de peso, e por casar este duelo contra Katie Taylor justamente na divisão de cima, a dos pesos-leves. Desta forma, uma derrota não abala tanto o poder de negociação da atleta em um futuro retorno aos pesos-penas.

Dona de um cartel com 42 vitórias, sendo 28 delas seguidas, além de uma derrota e um empate, a atleta de 33 anos também conta com apresentações no MMA e submission, o que pode abrir portas ainda mais lucrativas para seu futuro. E aposto que o youtuber está de olho em todas estas portas.

Ao mesmo tempo, Jake dá um passo fundamental ao aliar forças com Eddie Hearn, chefão da Matchroom, tradicional empresa promotora de boxes que é responsável por promover atletas renomados como Saul Canelo e Anthony Joshua. Sem perder tempo, o acordo de transmissão feito com a plataforma europeia DAZN completa o plano de promoção apoiado no sucesso de Katie Taylor, irlandesa celebridade no Velho Continente.

Invicta no boxe profissional após 20 lutas, dona dos quatro principais cinturões mundiais dos pesos-leves e campeã olímpica nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a pugilista de 35 anos é a grande estrela da noite nos ringues. Fora dele, Jake Paul parece disposto a roubar a cena em sua nova empreitada profissional. E se tudo sair como planejado, a recompensa será grande!