Topo

Milton Neves

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Prefiro que meu time jogue o 1º duelo de um mata-mata em casa e decida fora

Copa do Brasil teve sorteio para mais uma fase nesta sexta-feira (23) - Thais Magalhães/Divulgação/CBF
Copa do Brasil teve sorteio para mais uma fase nesta sexta-feira (23) Imagem: Thais Magalhães/Divulgação/CBF

19/08/2022 15h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com os semifinalistas da Copa do Brasil já decididos, hoje a CBF realizou em sua sede o sorteio para determinar os mandos de campo para os mata-mata envolvendo Fluminense, Corinthians, São Paulo e Flamengo.

No duelo entre o Alvinegro e o Tricolor das Laranjeiras, ficou decidido que a primeira partida será no Maracanã, com a decisão da vaga acontecendo na Neo Química Arena.

Já no confronto entre o Tricolor paulista e o Rubro-Negro, as capitais serão trocadas: primeira partida no Morumbi e a segunda lá no Maracanã.

E, para muitos, Corinthians e Flamengo, que vão decidir diante de suas torcidas, já começaram em vantagem as semifinais.

Desculpem, mas não concordo.

Acho mais vantajoso jogar o primeiro duelo em casa em casa.

E explico!

É melhor começar o mata-mata em casa, podendo abrir uma boa vantagem, do que chegar diante da sua torcida precisando reverter um placar adverso.

Por exemplo: o time mandante no duelo inicial pode fazer tudo com calma diante de sua torcida, buscando o resultado que lhe garanta certo conforto no confronto de volta.

Já o time que joga fora a primeira partida, teoricamente iniciará os 90 minutos diante de sua torcida pressionado, precisando reverter o placar que quase sempre é favorável ao time da casa no primeiro jogo.

Até por isso acredito que o ideal seria mudar a obrigação de que, em muitos campeonatos, o time de melhor campanha mande o jogo de volta em seus domínios.

O certo deveria ser deixar o time com mais pontos na fase de grupos decidir se quer jogar a primeira partida fora ou em casa.

Já tinha pensado sobre isso?

Opine!