Milly Lacombe

Milly Lacombe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Só a ignorância explica o futebol rejeitar seus torcedores LGBT+

Durante todo o mês estive em eventos associados à Parada SP, a maior parada LGBT+ do mundo, que acontece nesse domingo, 22 de junho. Os eventos envolveram palestras, debates e também festas. Sempre lotados, sempre cheios de amor. Neles, vi muitas pessoas vestidas com as camisas de seus clubes: Bahia, Fortaleza, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Inter. Também vi membros da comunidade usando camisas de clubes gringos, como Boca, River, Real e Chelsea. O futebol está presente: somos torcedores, somos também apaixonados.

Num dos eventos, uma feira, havia dezenas de barracas de patrocinadores e apoiadores. Não havia uma de um clube brasileiro. Não havia um time interessado em se comunicar com essa massa, em reconhecê-la ou, sequer, em vender para ela.

Chama burrice. Chama ignorância.

Quando não somos nem mesmo vistos como consumidores é porque o preconceito está fincado muito fundo. É uma pena que assim seja. Haverá um clube, antes dos outros, que vai nos abraçar o ano inteiro e não apenas em postagens nas redes sociais em dias específicos e feitas por seus departamentos de marketing. Vai chegar o dia em que um time nos enxergará como torcedores apaixonados e abrirá espaço para que existamos nesse lugar. Enquanto isso, seguiremos dizendo que amamos um esporte que nos detesta.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.