Milly Lacombe

Milly Lacombe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Martinho da Vila convoca vascaínos à retomada de seus valores mais básicos

O Movimento Vasco do Povo vem aí com ventos que evocam mudanças. Composto por vascaínos que pensam o Vasco de forma diferente e que buscam religar o clube às suas raízes de lutas sociais, um grupo de cruz-maltinos e de cruz-maltinas vai se reunir nesse dia 14 de junho para idealizar formas de reconectar o Vasco com ele mesmo.

Sem plataformas políticas, sem candidatura prevista, sem interesse partidário. O Vasco pelo Vasco. O Vasco narrado e renascido por seu povo. Martinho da Vila está convocando a torcida para estar no Espaço Candinho, o lugar onde o Vasco nasceu, às 10h. Martinho é o presidente de honra do movimento.

Considero esse tipo de movimento uma alternativa à ideia universal das SAF. É a tentativa de pensar coletivamente caminhos diferentes e mais democráticos que estejam associados aos valores mais básicos de uma camisa.

Fernando Diniz deveria se ligar nesse movimento. O que ele faz dentro de campo, seu estilo insurgente e solidário, tem tudo a ver com o que os vascaínos do Vasco do Povo querem colocar em circulação. Pedrinho, o presidente, deveria se ligar nesse movimento. Todo vascaíno e vascaína que viram seu clube ser sucateado nos últimos anos deveriam se ligar nesse movimento. Torcedores e torcedoras de outros clubes que acreditam existir saídas alternativas para o estado miserável de administração de seus times (alô, Corinthians) deveriam se ligar nesse movimento. Que o encontro inaugural aconteça depois de um baile protagonizado pelo Vasco no Morumbi contra o São Paulo deixa tudo ainda mais simbólico.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.