Milly Lacombe

Milly Lacombe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Fabio está a poucas partidas de quebrar o mais absurdo dos recordes

O goleiro Fabio, do Fluminense, está a algumas partidas de bater um recorde impressionante: vai se tornar o atleta com mais jogos na história do futebol. A marca é hoje do britânico Peter Shilton, 1390 jogos, também goleiro. Com 1372 jogos na carreira, Fabio tem tudo para alcançar a marca ainda esse ano.

Fabio é um quebrador de marcas: goleiro com mais jogos na história do Brasileirão (714 jogos), o que mais participou do torneio (24 edições), recordista de partidas na Copa do Brasil (110 jogos) e em jogos pelo Cruzeiro (976 jogos). Ele é também o brasileiro com mais jogos na Libertadores (110 jogos).

O goleiro tricolor é um caso raro: atua com genialidade desde o começo da carreira. Passou pelo Vasco, pelo Cruzeiro e chegou ao Fluminense para colaborar magistralmente com a conquista da América. Nunca foi titular da seleção, talvez injustamente, porque o Brasil produz excelentes goleiros em série.

Fabio segue atuando com brilhantismo, mas pouco se fala a respeito de sua absurda capacidade e longevidade. Preferimos focar nossa atenção em jogadores como Neymar, que há quase dois anos pouco ou nada faz pelo jogo que amamos. Aos 44 anos, Fabio não passa uma partida sem executar pelo menos uma defesa dessas milagrosas. Sem ele é provável que o Fluminense não tivesse conquistado a sonhada Libertadores em 2023.

Sorte do tricolor que o Cruzeiro, ao virar SAF, não enxergou em Fabio o custo-benefício necessário para praticar a eficiência das planilhas de cálculos. Saiu sem a devida honraria, como se fosse apenas mais um. Trata-se de uma história extraordinária que talvez não receba a devida notoriedade.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.