Milly Lacombe

Milly Lacombe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

São Januário traz de volta sentimentos de um passado distante

O Vasco venceu, mas isso é um detalhe. Mais do que vencer o Vasco fez circular alegria e confiança pela arquibancada. Um tipo de êxtase como há muito não se via por lá. O êxtase de dominar um jogo, de trocar passes envolventes, de ousar. É bastante coisa devolver a essa massa sentimentos há muito perdidos.

Quem olhar o Dinizismo como trocação de passes perto da própria área terá entendido pouco a respeito desse estilo. O Dinizismo começa com alegria, solidariedade e confiança. Começa escutando o elenco. Começa menos com tática e mais com diálogo.

O Vasco que venceu o Fortaleza deu chutão, jogou recuado quando foi preciso, contra-atacou com velocidade. Teve também triangulações bonitas, cruzamentos certeiros e gols cheios de beleza, como o primeiro.

Da arquibancada a torcida reconhecia um sentimento que tinha ficado na saudade: o de jogar com confiança, beleza e alegria. O Fortaleza teve chances e o Vasco não se desesperou. Um time orientado para buscar o gol sempre ficará mais vulnerável do que aquele orientado para não levar o gol.

Diniz vem de alguns trabalhos ruins - Fluminense de 2024, Seleção e Cruzeiro. Mas defini-lo por essas passagens seria cruel. Diniz é diferente. Seus métodos não são convencionais, ele não repete fórmulas, ele tenta inovar. É difícil tentar qualquer coisa contra-hegemônica no jogo. Um mínimo tropeço e você vai ser escurraçado. Diniz não pode perder. Não pode jogar mal. Para provar que seu esquema funciona tem que ganhar sempre.

Não temos como saber o que será do Vasco de Diniz. Dois jogos não nos autorizam a prever. Mas temos como saber que esse Vasco tentará ser diferente dos times recentes e parecido com os times que temos em nossa memória. Resgatar valores sociais como solidariedade, alegria, união, resistência é bastante coisa.

O futebol é muito mais do que um placar. O futebol existe de forma plena numa tarde de sábado quando a torcida é lembrada de sentimentos adormecidos. Quando uma triangulação faz você voltar a sonhar. Quando cruzamentos perfeitos são realizados por jogadores até ontem chamados de bagre. Quando tudo em volta vira terreiro e corpos livres começam a dançar,

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.