Milly Lacombe

Milly Lacombe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Em defesa de uma camisa vermelha para a seleção

Especula-se que a camisa azul vai sair de cena. Que ironia. A amarela, hoje um símbolo do fascismo, seguirá em uso. Eu digo: deixem a amarela ir. Não precisamos disputar com fascistas o símbolo capturado. Já era. Perdemos. Durante um tempo a camisa amarela fez circular uma simbologia importante, justo, mas os caras levaram. E, a bem da verdade, bonita-bonita ela nunca foi.

Outra: a camisa amarela não existe desde sempre. Nossa camisa era branca, mas 1950 mandou a branca às favas. Agora vamos mandar a amarela ao inferno, onde aliás ela já está.

Ver a camisa amarela me causa calafrios. Camisa e bandeira, mas da bandeira falaremos oportunamente. Agora falemos da camisa amarela, da azul e da suposta vermelha.

Uma camisa vermelha - que eu apostaria que não vai existir dada a histeria coletiva que a cor provoca em conservadores - me cairia muito bem. Acho que é a atitude de ruptura que esse símbolo precisa. Por que a camisa deve obrigatoriamente seguir as cores da bandeira? Quem disse isso?

Precisamos dessa ruptura. O vermelho é forte, indica revolução, mudança, transformação, sangue, luta, vida, morte, renascimento.

Me deem uma camisa vermelha, por favor.

Me entreguem a real polarização, não essa falsa polarização que só tem extrema-direita, direita e um tico de centro, ainda que eu não saiba que centro pode haver se não existe uma concreta polarização entre extrema-direita e extrema-esquerda. Onde estaria, me digam, a esquerda, mesmo que moderada, no poder hoje? Não tem, meus amigos. Não tem esquerda nenhuma no poder, nem moderada muito menos radical. Não tem polarização alguma dentro desse cenário. E seria preciso que houvesse uma polarização porque só ela des-naturalizaria os valores da extrema-direita que estão fixados na sociedade atual.

Me entreguem essa camisa vermelha que uso com orgulho.

Uma nova camisa, uma nova seleção, uma real polarização. Se não for pelo futebol, que seja apenas para enlouquecer de ódio os fascistas. Tá valendo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.