Milly Lacombe

Milly Lacombe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Há 35 anos o mundo se tornava um lugar melhor

Nelson Mandela passou 27 anos de sua vida na prisão. Muitos deles em uma cela minúscula na Robben Island, na Cidade do Cabo. De sua solitária saia apenas para trabalhar em uma pedreira quebrando rochas debaixo do Sol e do calor, ou do frio e da chuva. Nada indicava que essa vida que durou três décadas um dia acabaria. A sentença era de prisão perpétua e o país estava dominado pelos brancos e pelo regime de segregação do Apartheid.

Mas a África do Sul, graças à luta daqueles que nunca desistiram, achou um caminho para a democracia e para a construção de alguma justiça social. Mandela foi libertado num 11 de fevereiro como hoje. Saiu de sua cela aos 71 anos, em 1990, para ser eleito quatro anos depois presidente do país que sempre o tratou como um filho bastardo. Mudou bandeira, mudou hino, criou uma das constituições mais modernas do mundo, implementou políticas de reparação, instituiu uma comissão da verdade e reconciliação, uniu o país.

Num mundo a cada dia mais trumperizado, celebremos a jornada desse líder e lembremos que mesmo quando nada indica que as coisas mudarão, mesmo quando a noite parece que não vai ter fim, mesmo quando o Sol parece que não voltará a brilhar, a saída de repente aparece. Desde que, como fizeram os companheiros e as companheiras de Mandela, não desistamos de lutar.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.