No momento da morte, Pepe Mujica se agiganta
![Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, passa pelo tapete vermelho do Festival de Veneza Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, passa pelo tapete vermelho do Festival de Veneza](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/33/2018/09/03/pepe-mujica-ex-presidente-do-uruguai-passa-pelo-tapete-vermelho-do-festival-de-veneza-1535978907539_v2_900x506.jpg)
A morte é um momento lindo de ser vivido. O pensamento é da médica especialista em cuidados paliativos, Ana Claudia Arantes. A doutora Ana Claudia cuida de atenuar o sofrimento de pessoas que têm doenças para as quais não há cura. Ela já esteve ao lado de incontáveis situações de morte e me disse uma vez, em entrevista para a Revista Trip, que é bastante comum que o paciente, em seus momentos derradeiros, adquiram uma grandeza sem precedentes a ponto de serem capazes de ir embora inundados de uma imensa paz. Há aqueles e aquelas que fazem sua passagem cantando ao lado da família.
O ex-presidente uruguaio, Pepe Mujica, indica estar vivendo um momento como esse. Mujica avisou que está morrendo. Ele, que já disse que a morte justifica a vida. Que a vida é preciosa porque acaba. Agora, Mujica pede, em áudio, que o deixemos morrer em paz. Sua voz é a mesma de sempre: bastante convicta, sem drama, sem medo. Está concentrado em morrer.
Lá vai Mujica para a última das travessias, uma da qual não escaparemos. Vai de cabeça erguida, como foi Antonio Cícero. Vai deixando um rastro de amor, de políticas públicas, de solidariedade.
Morrer com dignidade é um direito humano pelo qual vale a pena lutarmos. Rogai por nós, diz a oração. Agora e também na hora de nossa morte. Rezemos por Mujica. Não para que ele fique porque ele mesmo sabe que uma hora o jogo termina, mas para que vá na mais grandiosa paz.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.