Topo

Milly Lacombe

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

São-paulino, Tony Ramos dá show de interpretação em pele de palmeirense

Tony Ramos vive Pedro Baresi em "45 do Segundo Tempo" - Divulgação
Tony Ramos vive Pedro Baresi em '45 do Segundo Tempo' Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

19/08/2022 18h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Assim como a vida, o futebol é feito de miudezas. São os detalhes que a gente sente mais fundo. E, também como na vida, algumas paixões não têm explicação.

No filme "45 do Segundo Tempo", que acaba de estrear nos cinemas, o diretor Luiz Villaça tabela com Tony Ramos na construção de uma personagem apaixonante e delirante: o Palmeirense fanático Pedro, dono de uma cantina e ser humano cheio de complexidades.

A história começa com Pedro experimentando uma dessas fases duras da vida: perto da falência ele vê sua fiel escudeira, a cachorra que o acompanha há mais de uma década, morrer.

Sozinho e arruinado, mergulha numa escuridão para a qual só enxerga uma saída, que é se matar. Mas, antes disso, precisa ver o Palmeiras campeão.

É nessa situação que Pedro se reencontra com dois amigos de adolescência, cada um vivendo seus próprios dilemas da meia-idade.

As personagens dos amigos ficam por conta de Cassio Gabus Mendes e Ari França, que triangulam de forma emocionante com Ramos.

Mas é nos pés e na alma de Ramos que ganhamos a interpretação mais memorável e comovente; vai ser bastante difícil que você não deixe cair algumas lágrimas.

O filme é de uma delicadeza imensa. Vale para qualquer um que goste de futebol, e também para quem não gosta.

Falar de amor é sempre indicado, mas falar de amor em tempos brutos passa a ser resistência.

O Palmeiras está em momento tão encantado que até filme estrelado por um apaixonado tricolor o time ganhou. Quando a fase é boa, tudo vem.

Leia aqui entrevista com Tony Ramos sobre o que sentiu na pele e na alma de um palmeirense doente.